O Monge e o Executivo



A Essência da Liderança - Monge e o Executivo, de James C. Hunter

O livro conta a história de um executivo em busca de soluções para seus dilemas pessoais, profissionais durante uma temporada num mosteiro. Através desta história, o autor apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança com base nos seguintes tópicos:

As Definições: Autoridade é a capacidade de influenciar as pessoas. É conseguir que outras pessoas façam o que desejamos. A autoridade é conquistada por admiração e respeito. O líder pode conquistar a autoridade através da compaixão, exemplo, experiência, entre outras qualidades. O poder é o exercício da autoridade por meio da força. O poder pode ser sustentado pelo cargo da pessoa que o exerce ou pode ser sustentado através do aliciamento moral. Um lider tem um papel muito expressivo neste contexto, pois quando usa a autoridade, e não o poder, as pessoas o seguem espontaneamente.

Aprender a ouvir: Interromper as pessoas enquanto elas falam presume que você não tem interesse pelo que elas têm a dizer ou que não tem importância. Isso pode ser entendido como já ter uma opinião sobre o assunto e não aceitar mudanças, bem como desprezo pela outra pessoa. No cotidiano a maioria das pessoas sentem a necessidade de falar. Mesmo não tendo domínio sobre o que falam, elas estão preocupadas em transmitir suas opiniões, mostrar que têm a solução para este e para aquele problema.

Os velhos paradigmas: O livro mostra que os paradigmas podem tanto ajudar quanto atrapalhar. Existem casos em que vidas são salvas por se obedecer a paradigmas. Existem casos em que a limitação causada pelo paradigma pode causar a falência de uma organização. Os paradigmas existem para que um senso comum possa ser estabelecido em uma sociedade.

Modelo de liderança: O livro nos mostra um modelo de liderança baseado na vontade. O Amor, por sua vez, faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios. O serviço e sacrifício inspiram autoridade que, por sua vez, sustenta a liderança.

Necessidade X Desejo: Um líder deve estar atento às necessidades dos membros de sua equipe. Além disso, deve fazer o possível para que elas sejam atendidas. Deve também saber diferenciar o que é necessidade do que é vontade ou desejo.

O verbo amar: O verbo amar é definido como sendo o conjunto de ações boas que praticamos para as outras pessoas, independentemente de quem sejam ou se darão algum retorno em troca da ação recebida.

O ambiente: O papel do líder é criar um ambiente propício para que os liderados desempenhem suas tarefas e os resultados possam surgir. Criar um ambiente propício é promover o bem estar dos membros da equipe e mantê-los motivados.

Práxis: Práxis é o conceito que diz que o comportamento influencia os pensamentos e sentimentos, da mesma forma que os sentimentos e pensamentos influenciam o comportamento. Com muito exercício, podemos modificar a maneira como pensamos e / ou sentimos sobre alguma coisa ou alguém.

A escolha: Tudo que fazemos na vida é nossa escolha.

Tratar o próximo como gostaria de ser tratado : Trate o próximo como gostaria de ser tratado.

Os conceitos apresentados pelo autor nos mostram os fundamentos básicos para melhorar nossa capacidade de liderança e até mesmo de convívio com as pessoas ao nosso redor, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso.
Autor: Daniel Campagnoli


Artigos Relacionados


Trate O Seu Liderado Da Mesma Forma Que Você Gostaria Que Ele Tratasse O Seu Cliente.

O Monge E O Executivo: Uma História Sobre A Essência Da Liderança

Líder Ou Liderança?

Livro - O Monge E O Executivo

Liderança Eficaz

Razão E Emoção - Do Executivo E O Monge Na Lideranca Servidora

Três Tipos De Liderança Para Motivar Sua Equipe!