Sucesso Glória e Honra



Em uma terra muito distante, vivia um homem chamado Gideão, cuja coragem era algo imensurável. Todos que estavam ao seu redor ficavam muito impressionados com sua lealdade, bondade e humildade, que foram ensinadas por seu pai Salomão, homem muito sábio.

Certo dia, quando cuidava do rebanho, encontrou-se com seu pai, que logo lhe convidou para um passeio. Em seguida, começou a falar:

- Filho, sei que você é um homem de muita coragem, mas deixe-me fazer uma pergunta: Você tem medo do escuro?

- Claro que não pai! Se não tenho medo de afastar os animais selvagens que tentam atacar as ovelhas, por que teria medo do escuro?

- Pelo simples fato de não sabermos ao certo o que estamos fazendo no escuro.

Sem entender muito bem a pergunta de seu pai, continuou caminhando ao seu lado, até que chegaram a uma caverna, entrando logo em seguida. Durante o caminho, Salomão falou:

- Gideão, existem muitas coisas que acontecem em nossas vidas que podem nos levar a ter sucesso, glória ou honra. Por isso, devemos manter nossos olhos bem abertos, mesmo que estejamos no escuro. Dentro da caverna, você encontrará alguns caminhos, que podem parecer bons, ou ruins. Podem levar à vida, ou à morte. Siga em frente. Esteja atento e não perca a sabedoria e a bondade existentes dentro de você. Mantenha os olhos abertos, pois você muitas vezes estará no escuro, mesmo que esteja claro ao seu redor.

Assim que terminou de falar, retirou-se, e deixou seu filho sozinho. Vendo que teria que realizar aquela estranha tarefa, seguiu em frente. À medida que andava, percebia que ficava cada vez mais escuro. Quando chegou a um lugar que ele julgava ser o final da caverna, deparou-se com três portas, as quais só pode notá-las ao passar suas mãos sobre elas.

Querendo chegar logo ao fim, escolheu a primeira porta. Assim que entrou, viu que bem a sua frente tinha um tigre prestes a lhe devorar. Com muito esforço, conseguiu derrotá-lo. Seguindo o caminho, encontrou uma grande multidão que começou a abraçá-lo e a bajulá-lo pelo fato de ter conseguido matar o tigre. Por um momento, Gideão deixou-se levar pelo orgulho, porém, aquele sucesso não foi o bastante, até que acabaram jogando-o dentro de uma sala pequena e escura, por onde só havia um caminho que dava para as três portas.

Sem querer cometer o mesmo erro, seguiu para a segunda porta. Entrando, percebeu que logo à frente, existia uma mulher muito simpática, que logo começou a falar:

- Você já se imaginou rei de uma grande nação?

- Não respondeu ele.

Já imaginou quanto luxo teria ao seu redor? Tudo o que você quisesse seria realizado. O que me diz, gostaria de tornar-se um grande rei?

- Como posso confiar em você se nem mesmo sei o seu nome?

- Depois lhe direi o meu nome. Agora, deixe-me contar algumas vantagens de ser um rei.

Então, ela continuou falando sobre as maravilhosas vantagens de se tornar um grande rei. Mostrou as mordomias que ele teria. Gideão, muito encantado com tudo aquilo, perguntou:

- Mas como posso tornar-me um rei?

- É muito simples. Entre nessa sala e siga em frente. Chegando lá, você saberá muito bem o que fazer.

Enquanto entrava na sala, Gideão falou:

- Muito obrigado por estar me ajudando. Saiba que quando eu me tornar uma grande rei, lembrarei de você.

- Eu é que agradeço senhor.

E enquanto fechava a porta, ela disse:

- A propósito, meu nome é Dalila.

Já era tarde de mais, pois ao entrar na sala, deu alguns passos e caiu em um grande buraco, que deu para o mesmo lugar que continha as três portas. Agora, seguindo para a terceira porta, estava definitivamente decidido a terminar aquela tarefa.

Assim que entrou, deparou-se novamente com uma grande multidão, que começou a acusá-lo de coisas que jamais havia feito, conduzindo-o logo em seguida para a mesma sala que colocaram ele no início. Chegando lá, já muito cansado e exausto, percebeu que seu pai estava presente, segurando uma tocha na mão, e antes que pudesse falar alguma coisa, Salomão falou:

- Filho, sei que você é um homem muito bom, mas por alguns momentos, você deixou-se levar pelo sucesso de um ato e pela glória de um boato. Sei também que se sentiu muito humilhado por ter sido acusado de coisas que não fez. É por isso que devemos manter os olhos da sabedoria bem abertos, pois muitas coisas, como o sucesso e a glória, poderão deixá-lo cego, impedido que veja a verdade. É por isso Gideão, que sua honra vale muito mais do que as coisas que o mundo tem para oferecer, pois estas são passageiras, mas se você é um homem de honra, não importa o que aconteça você permanecerá firme até o fim.

- Pai, agora eu entendo. Você me perdoa por eu ter deixado me levar por coisas tão inúteis?

- Não há nada o que perdoar Gideão. Vamos filho, vamos sair daqui. Creio que hoje você aprendeu uma grande lição: suas virtudes não podem ser negociadas jamais. Além disso, mandei que preparassem um banquete para o seu retorno.
Autor: Renata Jorge Carneiro


Artigos Relacionados


VocÊ Tem Um Amigo

A Chamada De Abraão.

Só Mais Uma Carta De Amor

Ponte (poesia)

Pode Contar Comigo

Lembranças

O Fantasma