Educador X Educação: Considerações Sobre a Prática Pedagógica
De acordo com Nóvoa (1997) A troca de experiências e a partilha de saberes resultam num espaço de formação mútua, onde cada educador desempenha simultaneamente, o papel de formador e de formando.
É imprescindível que o educador conheça o significado da docência, juntamente com as suas características pessoais e competência profissional, para que se tenha como resultado, diferentes posicionamentos em sala de aula, tanto dos educadores como dos educandos.
Na visão de LIBÂNEO (1998), o professor precisa desenvolver capacidades comunicativas, reconhecer os impactos das novas tecnologias de informação em sala de aula, atender a diversidade cultural, respeitar as diferenças, investir na atualização cientifica, técnica e cultural, integrar no exercício da docência a dimensão afetiva, bem como desenvolver comportamento ético a fim de orientar os alunos em valores e atitudes.
Desta forma, o profissional da educação deve manter-se em constante aprendizado para que possa acompanhar o desenvolvimento da sociedade e melhor exercer sua profissão, buscando meios para tornar o processo educacional mais significativo, utilizando os recursos tecnológicos e fontes de informação para adquirir e construir conhecimentos.
Referências
NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.
BARBOSA, Laura Monte Serratt. PCN: parâmetros curriculares nacionais, v 2: temas transversais: uma interpretação e sugestões para a prática/Laura Monte Serrat Barbosa. Curitiba: Bella Escola, 2002.
Autor: Eliziane Castro
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