Conhecer para Transformar



No universo, nossa grande preocupação pertinente em conceituar o ser. Chamado de homem pode-se então defini-lo como complexo de conhecimentos? Se reinventarmos conceitos por meio dos grandes estágios da história da comunicação, onde estão ligados aos escritos orais (relato-fala)? E a tecnologia da informação, tais modelos exercerão sobre nós, uma grande influência ligada aos modelos mentais e cognitivos dos agentes de comunicação? As dúvidas pairam em nossas mentes. Enfim, como conceitua-lo.
O conceito de conhecimento existente entre as discussões de estudos e pesquisas, volta-se a necessidade de redefini-lo para melhor entendê-lo, e, conseqüentemente transformá-lo.
Podemos então conceituá-lo das seguintes formas:
DADOS – Definidos como elementos descritivos a um evento, e são desprovidos de tratamentos lógico ou contextual.
INFORMAÇÃO – Etimologicamente latina (INFORMARIO), retratando-se à ação de informare, ou seja, da forma, moldar. Está diretamente ligada a representação mental do mundo empírico, surgindo daí o conhecimento.
CONHECIMENTO – Conjunto de dados e informações articuladas a legitimação empírica, cognitiva e emocional. O mesmo deverá ser observado de forma abrangente e compreendido em todas as dimensões da realidade, expressando-o de forma clara e objetiva as mensagens transmitidas a nossa sociedade.
Conhecer para transformar, nos dá o direito e a oportunidade de exercer um papel diferenciado na sociedade, agregando valores relativos à ética, a moral e a responsabilidade por todos os nossos atos e objetivos a realizar.
O homem necessita do conhecimento para seu crescimento interior e exterior, melhorando sua conduta relacionadas às mudanças.
Portanto devemos ter consciência de que toda e qualquer transformação deverá surgir de dentro para fora, objetivando o autoconhecimento, ampliando a auto-estima, adequando as nossas realizações pessoais ao bem estar social, cultural, político e econômico do nosso macro ambiente.









1. Cristina Maria Campos é acadêmica do 8º período Curso de Administração em Marketing da FAA – Faculdade Alagoana de Administração.
Autor: Cristina Campos


Artigos Relacionados


Onde Está A Educação Doméstica? Como Encontrá-la?

Características Da Nova Educação: Reinventando O Aprendizado Com Foco Na Relação Professor Aluno

Ética JurÍdica

Tecnologia Da Informação E Comunicação E A Prática Pedagógica

Responsabilidade Legal Na Era Digital

Escola Estratégica Cognitiva

A ética E O Velho Filósofo