Treinamento e Desenvolvimento: A Quem Interessa?
Treinar também é uma maneira de incentivar e motivar, já que as experiências individuais e coletivas dos funcionários são altamente válidas para a empresa. Quando um programa de treinamento tem um objetivo bem definido, os funcionários percebem que são partes integrantes do processo. Se o funcionário sabe para que está sendo treinado e o que se espera dele após o treinamento, conseguirá desenvolver a autoconfiança e a confiança no grupo. Geralmente, consegue visualizar sua importância e daí passará a pensar em conjunto e encontrar soluções para os problemas da empresa.
O ganho é a melhor parte. Os funcionários devem perceber que as informações transmitidas em sala têm valor, não somente para sua vida profissional, mas também para sua vida pessoal.
Quando o treinamento proporciona impulso e mobiliza energias dos indivíduos para a concretização de algo é sinal de que realmente funciona.
Para as empresas, interessa ter pessoas preparadas para atender suas demandas. Beneficiam-se de várias formas, principalmente por terem, em seus quadros, funcionários bem preparados para exercer suas funções, capazes de se comunicar claramente, de se relacionar, de realizar tarefas com maior agilidade, ser conhecedores de processos específicos e, sobretudo, estar em sintonia com os objetivos da empresa.
Para os funcionários, fica uma pergunta: Você realmente quer crescer?
O funcionário que recebe treinamento está sendo preparado para o mercado como um todo. O aprendizado obtido na empresa poderá acompanhá-lo por toda a vida profissional. Infelizmente, muitos ignoram a importância do aprendizado organizacional, algo do qual no futuro o próprio mercado de trabalho cobrará.
Autor: Débora Martins
Artigos Relacionados
A Empresa Que Investe Em Treinamento Está Dizendo Sim Ao Crescimento Do Funcionário?
O Que As Empresas Bem Suceditas Têm Que As Outras Não Têm
Ampliando Seus Negócios De Forma Saudável
Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas
Foco No Cliente: Estratégia De Fidelização
Recursos Humanos ? Conceitos, Definições E Planejamento
Quais Os Fatores Que Influenciam O Atendimento Ao Cliente?