Coaching – Uma Ferramenta Para o Desenvolvimento da Liderança.



É possível se tornar “um líder” ou “os líderes” nascem prontos, são natos? A liderança é um tema que desperta muitas discussões e hipóteses no meio filosófico, científico e religioso.
De acordo com Jack Welch, um dos mais importantes CEO’s da GE, existem traços que são natos e outros que podem ser treinados e desenvolvidos. Stephen Covey, em seu livro Liderança baseada em Princípios, observa que as pessoas, os “liderados”, valorizam a “ética do caráter”, que significa que um “líder” precisa ter coragem de assumir riscos, ser honesto e cumprir o que se propôs. Mas, segundo Covey, diversos “lideres” enfatizam a “ética da personalidade”, importando-se apenas em criar uma imagem e usar expressões de impacto. Para Richard J. Leider (2003) “os lideres eficazes atuais possuem um forte sentido em sua essência. Eles possuem um propósito, valores e visão verdadeiros que orientam sua liderança”. Para James M. Kouzes e Barry Z. Posner (2003) “a liderança é um relacionamento entre aqueles que aspiram liderar e aqueles que optam por seguir”.
O interessante é que até hoje nunca foi possível comprovar se a liderança é nata ou não. O que se sabe é que muitos “líderes” prosperam e outros não. “Ao examinar as variáveis criticas para o sucesso nos três cargos mais elevados em grandes organizações, Jodi Taylor e seus colegas do Center for Creative Leadership (CCL) descobriram que o fator número um para o sucesso são os ‘relacionamentos com subordinados’ (Taylor, 1998). Estudos anteriores do CCL demonstraram que a razão mais importante pela qual os executivos sofrem descarrilamento em suas carreiras é sua insensibilidade e incapacidade de compreender as perspectivas dos outros”.(Goldsmith, Lyons, Freas, 2003).
Essa e muitas outras pesquisas de renome internacional (Revista Fast Company, Public Allies – grupo sem fins lucrativos dedicado à formação de jovens lideres) destacam a importância da habilidade em lidar com pessoas. O que se percebe é que quanto mais “alto” um executivo chega na escala corporativa menos utiliza suas aptidões gerenciais e técnicas.
Liderança é uma “competência” aspirada por todos os profissionais que assumem cargos gerenciais e que lidam com equipes de trabalho, que precisam “pensar” estrategicamente e administrar mudanças. Em um processo de Coaching, a liderança é tratada como uma competência (comportamento/ habilidade) a ser desenvolvida, aprendida.
O Coaching Executivo/ Empresarial é um processo estruturado de desenvolvimento de competências comportamentais e liderança, focado em metas e objetivos claros e consistentes, alinhados a estratégia e demanda da empresa. Em Coaching obtém-se o melhor desempenho profissional, pois talentos e qualidades são “potencializados”, além de identificar o que “emperra” o desenvolvimento do cliente e ou equipe, influenciando diretamente na produtividade e lucratividade do negócio.
De acordo com algumas pesquisas do ROI (Retorno sobre Investimento), a Fortune 500 publicou recentemente um estudo incluindo 100 executivos que receberam o processo de Coaching, o ROI foi de 529%, ou seja, um retorno de cinco vezes a mais sobre o valor investido.
O Coaching é uma “ferramenta” que atende algumas das principais demandas, em termos de competências comportamentais, observados no mercado empresarial, tais como: capacidade de tomar decisões estratégicas efetivas; de administrar mudanças; de liderar efetivamente; de trabalhar em equipe direcionando-a para o seu melhor desempenho; habilidade na resolução de conflitos e de lidar com o estresse de maneira produtiva. A questão agora é estar disposto a “encarar” o desafio do aprendizado e da mudança de comportamento para se tornar “o melhor de si mesmo” e atingir a melhor performance profissional!
Autor: Danyelle Iamada


Artigos Relacionados


Liderança Eficaz

Liderança Eficaz

Três Tipos De Liderança Para Motivar Sua Equipe!

Coaching Pessoal E Coaching Profissional

A Importância Do Curso De Liderança Para O Desenvolvimento Pessoal

Os Setores Da Vida E A Excelência Profissional

As Novas Tendências De Aperfeiçoamento Profissional