Idade Madura



O trabalho na idade madura


O mercado de trabalho está muito competitivo e por esse motivo quem está na fase dos 40 anos ou mais e não está empregado, encontra dificuldades para empregar-se.
Geralmente essas pessoas ficam muito tempo trabalhando numa determinada empresa, não se aperfeiçoando para outras áreas, sendo que hoje em dia é necessário ter conhecimento e habilidade para fazer um pouco de tudo.
Então a preferência está sendo dada para quem tem conhecimento na prática, mas também tenha a teoria, ou seja, tenha feito curso baseado para aquela função, saiba relacionar-se e o fundamental consiga desenvolver várias funções.
Outro fator muito importante também é o salário, visto que antes pagava-se muito bem, e hoje em dia as pessoas nessa faixa etária não aceitam trabalhar para ganhar menos, o que dificulta ainda mais a contratação.
Para que comece a melhorar tem que haver uma melhor conscientização de ambas as partes, os empresários incentivem os funcionários com novos cursos para que os mesmos adquiram mais conhecimento, e da parte dos funcionários que não fiquem parados no tempo, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.
O autor John Naisbit de Megatendências diz que: “Em um mundo que está em constante mudança, não existe nenhum assunto ou conjunto de assuntos que lhe será totalmente útil num futuro próximo, sem falar no resto da sua vida. A qualificação mais importante que você precisa é aprender a aprender.” A afirmação é real, pois quem deseja conseguir tem que aprender. Aprender a aprender é um bem necessário e eterno, e faz com que os colaboradores se tornem essenciais dentro da organização.
Quem não tem um projeto de vida nesta idade passa a impressão de que já entregou os pontos, vive apenas do passado.
Para aqueles que procuram trabalhar em um negócio próprio, no ramo de consultoria e trabalho autônomo, por exemplo, ter uma boa rede de contatos é importantíssimo na hora de dar início a um novo negócio. Assim, a chance de a nova atribuição render frutos rapidamente são maiores.
Quando se aposta num negócio próprio, é preciso estar disposto a trabalhar em dobro. É claro que sair de uma grande empresa, causa insegurança no início.
Na verdade, fazer com que as pessoas compreendam que é de sua responsabilidade gerenciar o próprio desenvolvimento não é uma tarefa fácil, mas um bom caminho para um desenvolvimento pessoal e profissional.















Kátia Aparecida Tomazella Ercolin de Melo, brasileira, casada, nascida em Sorocaba/SP, formada em Administração de Empresas pela Universidade de Sorocaba, atualmente cursando MBA em Gestão de Pessoas, trabalha em uma empresa na área de Recursos Humanos.
Autor: Kátia Melo


Artigos Relacionados


Dicas Para Um Empreendimento De Sucesso.

Como Ganhar Dinheiro De Verdade Na Internet

Resenha Crítica Do Texto: Recursos Humanos X Gestão De Pessoas

GestÃo Do Conhecimento E As Pessoas Nas OrganizaÇÕes

Mude Sua Vida Trabalhando Em Casa

Marketing De Rede: Como Analisar E Escolher O Melhor

Sem Funcionários Motivados, Não Tem Produtividade!