Jornalismo e o seu progresso
A imprensa sofre o impacto do cotidiano e precisa sobrepor-se ao rádio e a televisão. A cultura de massa, afirma Edgar Morin "é o produto de um diálogo entre a produção e um consumo". Cada jornal luta de todas as formas para vencer a concorrência dos outros meios de comunicação e também dos demais periódicos, que difundem a notícia impressa.
Para vencer a concorrência é necessária a constante preocupação, desde a escolha da notícia, até a melhor maneira de apresenta - lá. Pesquisas e planejamentos, tanto na área redacional, como na administrativa, fazem parte do trabalho diário. Melhorar e conquistar são o grande objetivo para se alcançar à massa.
Até 1947, data do início dos cursos de comunicação no Brasil, aprendia-se jornalismo nas redações. O aspirante a qualquer cargo ingressava na revisão e, se revelasse pendor, passava a colaborar nos setores da redação, de polícia, de esportes ou na local. Muitos chegaram as funções de editorialistas, ou de chefes de reportagem e secretários. Alguns acumulavam várias atribuições, porque os jornais eram pequenos e não exigiam técnica.
A primeira tarefa do jornalista é saber o que deve publicar. Cabe-lhe fazer a seleção entre milhares de notícias que chegam à redação, colocadas pelas agências, repórteres, redatores, informantes, órgãos particulares e repartições governamentais, além dos correspondentes e enviados especiais. Cada uma delas, depois de selecionada, precisa ser medida, dentro do valor exato que possua para a classe de leitores do jornal.
Se a televisão dá a notícia e mostra as fotos do fato, a imprensa precisa ir além e publicar muito mais, em linguagem fácil e sem cansar o leitor. Com essa finalidade surgiu o jornalismo interpretativo, que mostra os antecedentes e as conseqüências de uma ocorrência.
Autor: Camila Vassalo
Artigos Relacionados
A Busca Pela Modernização Da Imprensa Brasileira
A Batalha Entre O Jornalismo Tradicional X Jornalismo Online.
Furo Com Barriga Não Vale!
Censurar B.o.s é Burrice Antiga
Internet, A História E O Futuro Do Jornal Impresso
Comunicação Empresarial: A Importância De Um Setor De Comunicação Empresarial Na Empresa Pública Ou Privada
A Notícia E O Jornalismo Investigativo: Análise Introdutória Sobre Os Critérios Adotados Pela Imprensa E O Uso Do Sensacionalismo Na Tv