Gestão de Competências: percepção sobre resultados em uma empresa



Gestão de Competências: percepção sobre resultados em uma empresa

Este texto trata de uma visão sobre resultados da gestão de competências, apresentada na tese de Luciano Munck, publicada no boletim Inova, da USP, cujo trabalho, envolvendo Gestão de Pessoas, questiona a unanimidade de opinião referente a Gestão de competências como prioridade para o alcance de resultados.
O debate envolve a gestão estratégica de pessoas e abrange um conjunto de temas como gestão por competências, aprendizagem e estratégia, e o alinhamento desses conceitos como sendo o principal fator de orientação para ações dentro de uma organização.
O ponto de partida para o questionamento, foi a conclusão de que o diferencial das organizações são as pessoas e suas competências individuais, e que a organização, de posse desses conhecimentos, poderia redirecionar seu sistema de aprendizagem para atender a uma possível pretensão ou novas possibilidades.
A pesquisa foi realizada em uma única empresa ( Telecomunicações do Norte do Paraná), escolhida por ter implementado um modelo de gestão por competências há oito anos. A pesquisa buscava um aprofundamento nos fundamentos de cada tema, ou seja, aprendizagem, competências, estratégia e seu respectivo alinhamento, envolvendo todos os colaboradores-chave da organização.
Os resultados mostraram uma relação entre os temas, com potencial para orientar as ações dentro da empresa, e como fator que leva a organização a obter resultados através do modelo de gestão por competências.
Porém o alinhamento dos componentes da relação ( aprendizagem, estratégia e competências) se mostrou muito mais complexo e distante da realidade, não sendo verificado o alcance nessa empresa.
Ficou evidente, de acordo com o trabalho, que é necessária a preexistência de competências para elaboração e implementação de estratégias e uma clara orientação estratégica para que esse alinhamento ocorra. Sem essa articulação não é possível alcançar resultados satisfatórios nem contribuição para que Gestão por Competências se torne um diferencial competitivo.
Como o conhecimento muitas vezes se apresenta fragmentado, disperso e até latente nas pessoas é essencial que a alta administração implemente e estimule uma cultura pela busca do conhecimento. Cabe ressaltar que esse “conhecimento" não deve se limitar apenas aos assuntos ou interesses da organização, mas conhecimento amplo, com experiências pessoais de todas as matizes, que podem por exemplo abranger desde um trabalho artístico até o desenvolvimento de um produto ou invento.

A soma dessas experiências transformada e articulada com outros conhecimentos vão despertar a criatividade e uma eventual nova competência, que por sua vez podem gerar produtos ou soluções para as novas exigências ou problemas que surgem no dia-a-dia.

É essa cultura que vai estimular a descoberta e desenvolvimento de novas competências e contribuir para o alinhamento da aprendizagem, competência e estratégia.

Lourival Caetano, estudante de MBA em Gestão Estratégica de Negócios, UNISO. Orientado por Gregório Bittar Ivanoff, Prof. Ms em Gestão do Conhecimento.
Autor: Lourival Caettano


Artigos Relacionados


Gestão Por Competências

Gerir Pessoas, Administrar Resultados E O Papel Da Gestão Escolar No Tratamento Das Dificuldades De Aprendizagem

GestÃo Do Conhecimento: Um Diferencial De Competitividade

A Intenção E A Arquitectura Estratégica

Avaliação De Competências : Incentivo Ao Desenvolvimento Das Organizações

Competência

Gestão De Competências , Existe Mesmo?