É Jesus Que Cura, Quem Poderá Ferir?



Diante da enfermidade, é a Deus que devemos nos dirigir para desabafar o sofrimento: "Vem socorrer-me depressa, ó Senhor, minha salvação!" (Sl 38, 27). Afinal, "na doença, o homem experimenta sua impotência, seus limites e sua infinitude. Toda doença pode fazer-nos entrever a morte. A enfermidade pode levar a pessoa à angústia, a fechar-se sobre si mesma, e às vezes até ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar a pessoa mais madura, ajudá-la a discernir em sua vida o que não é essencial. Não raro, a doença provoca uma busca de Deus, um retorno a Ele" (Catecismo da Igreja Católica, 1500-1501).
Mas, podemos confiar: "Ele levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças" (Mt 8,17). "Respirem aliviados homens perdidos: Jesus vem para procurar e encontrar o que estava perdido. Doentes voltem à saúde: Cristo vem e cura os corações feridos pela unção de Sua misericórdia. É Jesus que cura, quem poderá ferir? Alegre-se aquele a quem os vícios subjugavam, pois diante da unção de Cristo, nenhuma doença da alma poderá subsistir, por mais inverterada que seja. Que ninguém duvide, que ninguém hesite, temos o testemunho mais fiel que existe" (São Bernardo de Claraval)
"E curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo" (Mc 6,13): esta é provavelmente o mais antigo registro do sacramento da "unção sagrada dos enfermos". Tal sinal da graça foi instintuído por Nosso Senhor e foi recomendado por São Tiago Apóstolo em sua Epístola inspirada: "Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, estes serão perdoados" (Tg 5, 14-15).
Maravilhoso dom que o paralítico de Carfanaum recebeu quando Nosso Selhor lhe disse: "Filho, os teus pecados estão perdoados" (Mc 2,5) - quem não gostaria de receber tal graça? "Faça assim, eu vos suplico Senhor: curai-me e serei curado, salvai-me e serei salvo. E assim, em verdade, minha alma bendirá o Senhor e tudo o que é meu bendirá o seu santo nome, assim que o Senhor perdoar todas as minhas iniqüidades, curar todas as minhas enfermidades e curar todos os meus desejos" (São Bernardo).
"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores" (Mc 2, 17). Você conhece alguém gravemente enfermo? Ele pode receber a sagrada unção, mesmo que já tenha recebido antes. Somente os sacerdotes podem dar este sacramento, mas o amor de Jesus pode despertar a nossa atenção para com os doentes do corpo e da alma: isso é que inspira tantos esforços para aliviar os sofrimentos : "cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25, 40).
Autor: Carlos Vargas


Artigos Relacionados


A Paralisia Na Igreja Nos Dias Atuais

Buscando A Face Do Senhor

Como Ter Autoridade E Fé Para Pedirmos A Cura De Outrem A Jesus ?

Na Sua Tristeza Chore Para Deus

Quem é O Espírito Santo?

CÂntico

Como Ser E Como Agir Para Ser Escolhido Por Deus?