GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES



Este texto tem a intenção de mostrar como as pessoas das organizações devem estar envolvidas nos processos de gestão do conhecimento e a importância desta atividade em suas carreiras.

Considerando-se que o conhecimento é o ativo que, na grande maioria das vezes, garante a competitividade e a sobrevivência das organizações, todos os colaboradores deveriam estar envolvidos na gestão do conhecimento, todos deveriam se informar e praticar esta atividade. A gestão do conhecimento é em geral de responsabilidade dos executivos, diretores e gerentes e deve se estender aos lideres e colaboradores dos departamentos de RH, da área de informática, ao pessoal de relacionamento com os clientes, pessoal de compras, inteligência competitiva, departamento financeiro e contábil, markting, vendas, treinamento, produção, alem de outras áreas da organização.

Os lideres tem o importante papel de garantir que toda a força criativa disponível de suas equipes esta sendo direcionada aos processos de gestão de conhecimento mantendo e exigindo a coerência entre a teoria e a pratica desta atividade. O líder deve criar e disseminar uma cultura de que gestão do conhecimento pode fazer com que pessoas comuns apresentem resultados extraordinários. Devem estabelecer percepção generalizada de valores estratégicos e competitivos a partir do conhecimento.

Todos os colaboradores, em todos os níveis da organização, devem enxergar o aprendizado não como uma etapa da vida e sim como um modo de vida. Os gerentes devem estar cientes de que antes do melhor software, os maiores aliados da gestão do conhecimento são a postura, a coerência, o respeito, as atitudes favoráveis e a própria estratégia do conhecimento.

As pessoas, principalmente os gerentes devem ter a visão de como agregar valor a empresa, aos clientes, e ao próprio conhecimento através de uma abordagem mais competitiva e humana do capital intelectual.

O enfoque da gestão do conhecimento é muito menos tecnológico e muito mais pessoal. Certamente, em companhias de médio e grande porte, a tecnologia da informação assume um papel fundamental, mas o sucesso de um passo em direção a tecnologia da informação depende de outros três ou mais passos em direção às pessoas.

A gestão do conhecimento bem sucedida na empresa é fruto da adoção em todos os níveis, do porteiro ao presidente, de posturas coerentes, de um conjunto de práticas e ações compatíveis e um compromisso contínuo com a aprendizagem e o ensino constante.

Fazendo menção a empregabilidade, num futuro próximo as habilidades de gerenciamento de conhecimento serão valorizadas quando das contratações. A eficácia em gerir o conhecimento será condição “sine qua non” tanto para a competitividade das empresas como para obtenção e garantia de trabalho futuro. Pode se dizer que no futuro as pessoas terão que estar preparadas não só para gerir os valores tangíveis como também os valores intangíveis relacionados a ativos intelectuais

Os gerentes e funcionários devem aprender a ver a empresa, o mercado e todos os interessados pela empresa a partir da visão da gestão do conhecimento e não mais somente sob a gestão dos ativos tangíveis tradicionais. Devem entender que a gestão do conhecimento não é apenas um projeto, mais que isso, é uma maneira nova de olhar e conduzir a empresa.


Hélio Duran Campos é estudante do Curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade de Sorocaba e Engenheiro da Qualidade de Fornecedores da SiemensVDO.
Autor: Hélio Duran Campos


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