Gestão por Competência uma Tendência Natural
Vamos tomar emprestado a definição de Scott Parry sobre o que é competência. “Competência é o conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que resultam um trabalho”. Percebemos então que é fundamental ter conhecimento (saber), ter atitude (ação, colocar em prática esse conhecimento) e habilidades (além de fazer, temos que fazer sempre melhor).
Hoje vivemos em um mundo em que as mudanças ocorrem como em um piscar de olhos, fazendo com que as pessoas busquem novos conhecimentos para desenvolver novas habilidades, e assim poderem trabalhar em diversas áreas ou mesmo tornar-se mais eficiente em seus trabalhos.
Essa busca por conhecimento e desenvolvimento pessoal fez com que algumas organizações descobrissem dentro delas verdadeiros talentos, isto somado com a velocidade das mudanças globais criou dentro dessas organizações a necessidade de gerir esses talentos, gerir novos conhecimentos e alocá-los de maneira correta , descobrem então, que por uma tendência natural precisam também aprender a lidar com essa nova realidade, na qual os recursos intangíveis deixaram de ser segundo plano como em décadas passadas e passaram a ser reconhecido como garantia de sucesso de uma organização.
Consideramos, que a gestão por competência quando bem implantada pode ser benéfica tanto no âmbito pessoal como para o conjunto.
No âmbito pessoal porque pode fazer com que cada pessoa desenvolva-se descobrindo novas aptidões. Em muitos casos essa necessidade de competência que é de certo modo imposta pela realidade faz com que cada pessoa corra atrás de novos conhecimento, e assim desenvolva habilidades que quando colocadas em prática produz uma realização pessoal imensurável.
No conjunto porque as organizações tendo pessoas motivadas e trabalhando na área que melhor se adaptam, criam uma relação vital entre o desempenho profissional de cada um com as necessidades da organização como um todo, passando a ter dentro delas verdadeiros colaboradores e alcançando de um modo natural os objetivos da empresa traçados no plano estratégico .
Verificamos que, embora em um estágio incipiente, o processo de gestão baseado na competência revela-se um tendência bastante forte nas organizações nos dias atuais.
Pode ser uma alternativa para as organizações que queiram manter ou aumentar seus recursos intangíveis e assim atingir o sucesso desejado.
E para cada pessoa a oportunidade de conhecer seus pontos fortes e aqueles pontos que ainda precisam ser desenvolvidos para satisfação pessoal ou mesmo para a garantia da empregabilidade, afinal para que haja competência é necessário Saber e Fazer da melhor forma possível.
Rosângela Mascarenhas Martins, formada em Ciências Econômicas, Analista de Crédito na Área de Factoring, aluna do Curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Uniso – Universidade de Sorocaba.
Autor: Rosangela Mascarenhas Martins
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