Não espere para utilizar o potencial da Internet



Cada um dos mais de 20.000.000 brasileiros que tem acesso a Internet visitam em media 53 sites por mês. (http://www.e-commerce.org.br/STATS.htm terceira tabela). São mais do que 1.000.000.000 visitas por mês. Quantas destas 1 bilhão de visitas são para o seu site? Se você nunca pensou em otimizar seu site, a resposta é: “Muito mais do que são agora.”

Em media um internauta usa um site de busca, como Google, Yahoo, etc, uma vez por dia. Quer dizer que 60 % das visitas nos sites da Internet são feitas através de um site de busca. São mais de 600 milhões de visitas por mês. Mesmo com estes grandes números, ainda existem muitos empresários e profissionais de marketing que não podem imaginar o potencial de seus sites.

A realidade é que os internautas usam os buscadores para encontrar sites sobre qualquer coisa que julgam interessantes. Você pode usar a ferramenta de Overture (Yahoo) para ver quantas vezes o buscador Yahoo é usado para palavras relacionadas para seu mercado (http://inventory.overture.com/d/searchinventory/suggestion/?mkt=br&lang=pt_BR).

Já existem empresas que investiram em otimização de sites e os resultados variam muito. Mesmo com um aumento dos números de visitantes, muitas empresas não vêem os resultados previstos. (mais vendas, contatos, etc.). Para visitantes de um site a busca não para na pagina inicial. O visitante tem um objetivo e o site tem que ajudá-lo a completá-lo. Sem essa ajuda é mais provável que o visitante volte para o site de busca e tente o próximo resultado.

Por exemplo, muitas empresas usam o site para descrever seus produtos ou serviços. O visitante tem de descobrir se o site realmente tem a solução para seu problema. Ajudá-lo a focalizar seu problema e mostrar que a empresa tem a solução para o mesmo pode resultar em um numero maior de contatos de clientes potenciais. Obviamente, também é necessário que o visitante possa encontrar com facilidade como contatar a empresa. Além disso, existem muitos outros fatores importantes para transformar o potencial de um site em mais dinheiro.

Um site bem divulgado nos buscadores pode ter um efeito positivo nas vendas de uma empresa. Se for aplicada corretamente, a otimização de sites pode resultar em uma maior visibilidade do site nos buscadores.

Sites de busca como Google tem objetivos muito simples. Basicamente, eles querem ajudar os internautas a encontrar os sites interessantes. A realidade é que os sites de busca precisam de ajuda para entender o conteúdo do site da mesma forma que ele está sendo apresentado aos visitantes.

Sobre o autor: Peter Faber é um Holandês que mora em São Paulo e criou com dois sócios a empresa Brane que oferece serviços de otimização de sites. http://www.brane.com.br
Autor: Peter Faber


Artigos Relacionados


Como Fazer De Seu Site Um Sucesso De Vendas

Aos Ensaiantes Do Ecommerce - Iii

De Que Adianta Cadastrar Em Tantos Mecanismos Se A Maioria Das Pessoas Usam Apenas Os Mais Conhecidos?

Fazendo Buscas No Google

Seo | A Importância Da Otimização De Sites

Divulgar Site | Publicidade Online | Site Busca | Espalhando

Como Atrair Mais Visítas Com Seo – Otimização De Sites