E - POLÍTICA : A TECNOLOGIA MODERNA ELEITORAL



Com a globalização e com uma tecnologia de ponta que muda a todo o momento, um indivíduo se comunica com outro em fração de segundo e em tempo real.
Uma venda, um fechamento de contrato, uma conversa, um relatório administrativo ou uma simples troca de idéias são realizadas a todo o momento através de diversos meios de comunicação como a TV, rádio, internet, faz , etc....
O marketing deixou de ser um processo de encontrar necessidades e satisfazê-las de forma rentável , através de propagandas em mídia, outdoors, espalhados pela cidade, e envios de mala-direta ; isso porque precisou mudar o foco do trabalho. O foco a princípio era toda a sociedade em massa e hoje, o foco é específico , sendo mais direto , detalhado e arrojado: o cliente. Hoje, o cliente está mais exigente e o marketing só alcançará seus objetivos se proporcionar valor ao seu mercado-alvo . Valor, é conceituado como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. O cliente está sempre optando entre diferentes ofertas de valor, e escolherá sempre aquela que lhe oferecer a melhor relação custo/benefício. Preocupando-se com a melhora dessa relação de “ valor” é que o marketing político muda seu foco. Mudou não só no nicho de cliente específicos de uma cidade, estado, ou região , deve-se ir além e conhecer o cliente certo , saber o que realmente ele pensa e espera do candidato, não o que o candidato acha que ele quer ouvir.
Através de pesquisas recentes feitas pelo IBGE, aponta que os eleitores não buscam frases feitas, promessas em horários eleitorais , corpo a corpo na entrega de " santinhos" ou apertos de mão . O eleitor está mais atento e cobra resultados. A palavra inpunidade e justiça não estão mais em discursos fervorosos e sim, na cabeça dos eleitores e são o termômetro para suas decisões. Jovens que poderiam facultativamente, não ainda exercerem seu direito de votar , o querem exercer ; bem como, acontece com idosos que não mais precisam exercer este direito. Os eleitores não crêem mais na esperança, talvez, porque ela os tenha iludido.
A campanha eleitoral moderna , ao incorporar todos os avanços tecnológicos disponíveis , " casa" o que acontece no cenário político interno com a realidade do eleitor aquele deseja cativar, não baseando-se mais em intuição , experiências de campanhas anteriores ou promessas. Devemos aliar pesquisas precisas com estratégias competitivas imediatistas, consultorias publicitárias diretas , constituindo essas ferramentas como o núcleo central da campanha.
Não existe milagres ou fórmulas novas. Dentro do contexto de marketing , conhecidos como 4 Os: Produto, preço, praça e promoção, muda-se na estratégia a promoção do seu produto: A imagem do candidato ,através da publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca-a-boca, venda pessoal com diferentes métodos de promoção do produto, marca utilizando-se da tecnologia e estratégias de marketing.

Ganha quem usa melhor os recursos que dispõe, trabalhando muito e não errando , porque em marketing político , não são os " dingo" , campanhas caras e luxuosas, apertos de mão definem uma eleição e sim, a construção de uma MARCA sólida , forte de reputação indiscutível que valorize a imagem do candidato junto a opinião pública.


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Autor: Lisiane Velloso


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