Empresas têm a cara de seus donos. Parte 1



Empresas têm a cara de seus donos. Parte 1
Petrucio Chalegre

Para o bem e para o mal as empresas reúnem as virtudes e limitações de seus fundadores. Aí está uma razão importante para a dificuldade das mudanças, a cultura enraizada. Mas estas origens determinam os acontecimentos de forma semelhante, e é fácil deduzir características similares se você conhece a formação inicial.

Dividi então as organizações, para efeitos didáticos, em quatro tipos principais. Você pode tentar reconhecer aqui a sua empresa. É evidente que formações mistas, principalmente com sócios de características complementares são comuns e em geral muito convenientes.

1) A empresa produtora

Seu dono começou produzindo um bem. Cresceu lá de baixo muitas vezes. Conhece os segredos da fabricação como poucos. Quando o visitamos ele percorre com prazer plantas fabris e explica detalhes dos equipamentos que adquiriu. A força de sua empresa está naquelas sólidas máquinas, nos produtos físicos que saem lá da linha de produção.

No mundo eletrônico já os temos, eles compreendem os programas e computadores e sabem, principalmente, como seus antecessores de vocação, os meandros a percorrer para que o produto final surja. Qualidade final é um conceito do qual se orgulham. Mas colocar seu produto no mercado é uma coisa que ficou para depois. A Internet está cheia destes casos, produtos e mais produtos lançados, a viabilidade comercial ficou para ser alcançada mais tarde, quem sabe com o favor dos deuses.

Este tipo de fundador tem sua principal fraqueza na comercialização. Marketing e vendas são males necessários. Não é o que desejariam. Queriam que os clientes viessem até as suas portas e reconhecessem seu grande esforço. No Vale dos Sinos a inabilidade comercial dos produtores se tornou tão característica que surgiu um tipo especial de organização, apenas dedicada a vender. Os produtores isolaram-se em suas fábricas. Agências exportadoras, elas falando inglês, elas com diretores viajantes, elas charmosas e sofisticadas, passaram a fazer toda a comercialização. Dentro das fábricas os produtores esperam ansiosamente que as agências os escolham para produzir os pedidos que hajam colhido no mercado internacional.

A administração neste tipo de empresa produtora é de nível médio. Um item necessário, mas ao qual não se dá grande peso. Às vezes o estabelecimento de preços tem problemas, mas as compras são bem cuidadas, afinal fazem parte daquilo que o fundador melhor compreende: a produção.

2) A empresa administradora

O fundador é um homem de mente exata. Ama os números e suas relações. O melhor setor da empresa é o de contabilidade. O balancete está sempre atualizado e pronto infalivelmente ao início do mês. Custos recebem atenção especial. Mas o produto é apenas um meio para gerar os números. Funcionários recebem um tratamento frio e distante porque a empresa é feita de números. Fechar um refeitório para economizar custos é uma cogitação que não causa escândalo.

A empresa administradora compra bem seus equipamentos, mas seu pessoal de vendas é um mal necessário. São indisciplinados, dirão os diretores, quando não usarão palavras mais pesadas para se referir a estes...#^&*!+$. Em conseqüência seu marketing é fraco. O mercado lá fora não se encaixa facilmente nas equações. É caótico e mutável. O que horroriza as mentes exatas que querem ter a segurança da aritmética, não a dança da incerteza quântica.

Estas empresas contabilistas normalmente nasceram de um empreendedor que não era assim, mas uma segunda geração de administradores encampou o comando e deu-lhe esta nova face. É preciso criar uma nova força interna e equilibrar o jogo com fortes diretores de marketing e vendas. Tarefa complicada amenos que uma grande crise force a mudança.

Conheça os outros tipos no próximo artigo.
Autor: Petrucio Chalegre


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