Mais áreas verdes



Em 2005, no retorno da nave espacial Discovery, a comandante Eileen Collins fez declarações que nos chama para a reflexão sobre o futuro do Planeta Terra. Em uma de suas entrevistas, dizia que o Planeta Terra visto lá do espaço estava com menor área verde e que isso era notado a olho nu, se comparado às viagens anteriores ao espaço.

Mas por que estou tratando desse assunto? Quero ligar a falta de áreas verdes a esse calor insuportável que estamos vivendo. Vou iniciar esse texto fazendo alguns questionamentos preliminares: Por que estamos vivendo dias tão quentes? Antigamente, era quente como hoje? O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida em relação ao clima?

Uma breve pesquisa nos livros de Biologia nos apresenta uma resposta. Os vegetais assim como os animais transpiram. No entanto, essa transpiração dos vegetais deixa o clima mais fresco e o ar mais úmido, havendo, assim, uma ligação direta das áreas verdes com a umidade do ar. Em virtude das árvores transpirarem vapor d’água e direcionarem esse vapor para a atmosfera formam-se as nuvens e as chuvas que, por sua vez, refrescam o clima também. Esse processo é responsável por aumentar e equilibrar a umidade do ar. Dessa forma, em uma área onde não há áreas verdes, a sensação de calor é maior e claro, a umidade do ar sempre está baixa. Para os seres humanos e animais, é necessário que haja uma determinada taxa de umidade do ar.

Lembro ainda que as áreas verdes também são importantíssimas por reter o carbono, evitar as erosões entre outras funções ambientais. Antigamente, havia mais áreas verdes nas cidades e no próprio campo. As pessoas não necessitavam do ar condicionado e do ventilador como necessitam hoje.

Um exemplo interessante a ser dado neste artigo é o da Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Essa floresta é o primeiro projeto de reflorestamento do Brasil, pois no ciclo do café a floresta ali existente havia sido derrubada. Estima-se que, sem a Floresta da Tijuca, a cidade do Rio de Janeiro teria uma temperatura mais quente (de 3 a 5 graus), mostrando a importância que é de se ter áreas verdes.

A mata pode ser um rico banco genético de onde iremos tirar sementes para serem plantadas em outras áreas que estarão sendo reflorestadas. A atitude mais sábia do ser humano é preservar! Temos que preservar o verde nas cidades, plantar árvores defronte das casas e tornar mais verdes os canteiros das avenidas. Cada um deve fazer a sua parte para termos um mundo melhor.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore e pra encerrar esse artigo vou deixar-lhes acompanhados da “Oração da Árvore” que recentemente recebi de um amigo que é um amante da natureza.

Oração da Árvore: “Tu que passas e ergues para mim o teu braço, / Antes que me faças mal, olha-me bem / Eu sou o calor do teu lar nas noites fria de Inverno; / Eu sou a sombra amiga que tu encontras / Quando caminhas sob o sol de Agosto; / E os meus frutos são a frescura apetitosa / Que te sacia a sede nos caminhos / Eu sou a trave amiga de tua casa, / A tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas / E o lenho do teu barco. / Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada, / A madeira do teu berço e o aconchego do teu caixão / Eu sou o pão da bondade e a flor da Beleza / Tu que passas, olha-me e não me faças mal”. (Veiga Simões – Arganil, maio de 1914).


Marçal Rogério Rizzo: Economista, professor universitário, especialista em Economia do Trabalho pela Unicamp, especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutorando em Dinâmica e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP de Presidente Prudente - SP).

Observação: Artigo publicado inicialmente no jornal Folha da Região de Araçatuba (SP) na edição no. 10.703 – Ano 35 do dia de 26 de setembro de 2006.
Autor: Marçal Rogério Rizzo


Artigos Relacionados


Árvores Ii

Vamos Pensar Ambientalmente

InsÔnia Verde

Colapso Hídrico

Benefícios Da Coberturas Verdes Nos Edifícios

A Vontade Política E O Protocolo De Quioto

É Necessário Arborizar E Reflorestar!