As Mulheres Superaram o Feminismo



Nós, mulheres, conquistamos grandes avanços em várias áreas. Atuamos hoje lado a lado com os homens em campos profissionais que até vinte anos atrás eram exclusivos deles. Podemos nos orgulhar de ser maioria nas salas de aula das universidades, mesmo tendo nos libertado das proibições na educação há tão pouco tempo. A violência doméstica contra a mulher, antes um “direito” dos maridos, hoje é inaceitável, punida com severidade. Conquistamos, de fato, a igualdade de direitos e hoje não estamos apenas “por trás dos grandes homens”, mas ao lado deles.
Um desses direitos, talvez o mais fundamental, o direito ao voto, foi conquistado formalmente em 1932. Hoje somos 52% do eleitorado e podemos dizer, sem exagero, que esta é uma eleição de mulheres. Esta condição nos impõe uma responsabilidade muito grande. Decidiremos o futuro do Amazonas e do Brasil.
Para enfrentar essa responsabilidade, não podemos nos prender a idéias simplistas, do tipo “mulher vota em mulher”. A mulher que se candidata a cargo público, deve ser avaliada por suas propostas, história de vida e atuação prévia em cargos públicos, caso a tenha. Devemos usar nossa inteligência e sensibilidade para escolher, com critérios, os melhores candidatos, sejam mulheres ou homens.
Além de votar, a mulher também se candidatou e foi eleita. Atualmente temos, de um total de 513 cadeiras da Câmara Federal, 42 deputadas. Dos 81 assentos do Senado, dez são ocupados por mulheres. Foram eleitas 133 deputadas estaduais (cerca de 12% das vagas nas Assembléias Legislativas do País) e 6.555 vereadoras, perto de 13% do total nacional. Nas prefeituras temos 404 mulheres.
Em que pese alguns poucos casos, a participação feminina tem agregado à política, dentre outras contribuições, maior preocupação com o combate à desigualdade, à discriminação, à exploração de crianças, à violência de um modo geral e contra a própria mulher. Devemos, portanto, ter mais mulheres na vida pública de nosso Estado e País.
Todos estes desafios que se apresentam não são apenas das mulheres, mas da sociedade como um todo. Hoje temos claro que nossa realidade social é construída por homens e mulheres, em parceria. Não faz sentido segmentar a sociedade a partir de sexo ou de qualquer outro critério. As lutas que se apresentam aos brasileiros e amazonenses devem ser enfrentados e vencidas por todos nós.
Os homens, que são nossos companheiros, pais, filhos, irmãos e amigos, também evoluíram nessa sociedade que vem mudando com a maior participação das mulheres e hoje são novos homens. Sem deixar de lado valores masculinos, incorporaram valores como a afetividade e a solidariedade. O homem de hoje desenvolveu a inteligência emocional.
Autor: Vera Edwards


Artigos Relacionados


Liderança Feminina

A Mulher Moderna: Conciliando O Lar E O Trabalho

Mulher, Do Sexo FrÁgil Às Conquistas

ViolÊncia Contra A Mulher: Um Estudo Sobre A ViolÊncia Contra As Mulheres No Brasil, No Ano De 2011

A Causa é Nossa

Querem Acabar Com A Lei Maria Da Penha, Eu Também Quero.

Mulher E PolÍtica