Fundeb Já



Chamo atenção da sociedade civil amazonense, de nosso governador reeleito e de nossos representantes em Brasília para uma questão que considero vital o Amazonas e para o Brasil, a aprovação imediata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb.
Faço este apelo, em especial, pelas mulheres amazonenses que querem trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Em Manaus, só no Pólo Industrial, são mais de 50 mil mulheres empregadas e que sofrem com problemas desse tipo. No Amazonas todo, pode-se projetar que mais de 190 mil crianças estejam em idade de freqüentar creches, mas, atualmente, não podem. Com os recursos do Fundeb, esse déficit social e educacional poderá ser sanado pelas prefeituras e governos estaduais.
A viabilidade e o sucesso do Fundeb dependem de uma maior disponibilidade geral de recursos para a educação. Temos que sair do patamar de 5% para 7% do PIB, ou até mais, num primeiro momento, para viabilizar o pagamento da grande dívida social, na educação infantil e na EJA. O crescimento dos gastos da educação tem-se dado nos estados e municípios, graças ao percentual vinculação de 25 ou 30 %. Mas ainda é possível arrecadar mais recursos próprios, tanto nos municípios (IPTU, ISS, ITBI, IRRFSM), como nos estados. O Brasil não pode perder essa chance de realizar sua evolução na educação, iniciada já com o Fundef.
Somos um estado com numeras carências. O Fundeb é uma oportunidade para resgatarmos uma parte de nossas demandas. Coma aprovação desse fundo, mais empregos, mais oportunidades de renda e ocupação poderão ser geradas. Muitas mulheres não podem trabalhar por que não têm com quem deixar seus filhos. O Fundeb será fundamental para propiciar chances a esse contingente tão oprimido e depreciado.
As questões políticas não podem paralisar o progresso da educação brasileira. Há temas que são maiores que as divisões partidárias, e a educação é um deles. Há tempos que a votação do Fundeb vem sendo postergada no Congresso. Este ano, a desculpa foi a eleição nacional. Porém, não podemos deixar passar mais tempo. Qualquer que seja o vencedor da eleição presidencial, ele não poderá se opor ao Fundeb, às creches ou à educação de jovens e adultos.
Termino voltando ao começo. Reforço meu apelo ao governador e aos nossos representantes em Brasília para que votem o Fundeb, que façam de tudo por sua aprovação. O Brasil e o Amazonas não podem mais esperar. Nossas mulheres e crianças necessitam muito dessa ajuda que está há tanto tempo por chegar. Deixemos diferenças partidárias de lado, por momentos. Vamos pensar no País, em nossos pais de família, em nossos jovens, em nossas mães e em nossas crianças.
Autor: Vera Edwards


Artigos Relacionados


O Serviço Público De Educação Infantil E Seu Financiamento

Aprendemos Mais Aos 2 Anos

Políticas Públicas Educação De Jovens E Adultos

Artigo: A Difícil Missão De Ser Professor No Brasil E O Novo Piso Salarial

Políticas E Gestão Da Educação Básica No Brasil.

PossÍvel ExplicaÇÃo Para O Fracasso Escolar & ExclusÃo Social - Bom Jardim

Por Que Tanta Greve