Interdisciplinaridade



O ponto de partida e de chegada de uma prática interdisciplinar está na ação. Desta forma, através do diálogo que se estabelece entre duas ou mais disciplinas e entre os sujeitos das ações, interdisciplinaridade “devolve a identidade às disciplinas, fortalecendo-as” e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica. Assim, alunos e professores – sujeito de sua própria ação - se engajam num processo de investigação, redescoberta e construção coletiva do conhecimento, que ignora a divisão do conhecimento em disciplinas, propondo, isto sim, a criação de movimentos que propiciem o estabelecimento de relações entre as disciplinas, tendo como ponto de convergência a ação desenvolvida num trabalho cooperativo e reflexivo.
Temos, então, a interdisciplinaridade como um campo aberto para que de uma prática fragmentada por especialidades possamos estabelecer novas competências e habilidades através de uma postura pautada em uma visão holística do conhecimento e uma porta aberta para os processos transdisciplinares.

Rosane de Fátima Bonotto Ruivo, Lenylvia de Paiva Bolzan, Eleni Bitencourt, Vera Dorneles e Isabel Palharini são assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santiago.
Autor: Lenylvia de Paiva Bolzan


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