Castro Alves e a Crítca Literária



Nelson Sodré tece comparações entre a vida e obra de Castro Alves. De acordo com Nelson Sodré, Castro Alves começou ainda jovem a escrever e se interessar pelos problemas da vida do povo e gostava de propagar ideais de liberdade aos quatro ventos.
Para Sodré, Castro Alves era dotado de grande inspiração o que fez com que o poeta tenha sido aclamado pelo público. Na poética lírica podemos ver a presença da mulher que em muito de seus versos pode ser comparada à própria vida e esta presença feminina fazia com que o poeta tivesse ânimo para enfrentar os problemas e lhe servia de inspiração para os seus versos.
Castro Alves foi um poeta do povo e lutou pela abolição da escravatura e ficou conhecido como o “Poeta dos escravos” " de acordo com Nelson o poeta foi : Um desses espetáculos que assinalavam as exceções e que fogem a regra porque dificilmente alguém pode atingir a posição que atingiu.
O Poeta era sobretudo apaixonado pelas grande causas da liberdade e da justiça. Castro Alves era um lutador pelas causas coletivas.
O poeta eletrizava as multidões, lutava pela abolição dos escravos e pelas causas de índole social. De acordo com Sodré: a grandeza de Castro Alves era marcada em primeiro lugar pela capacidade poética e a comunhão que estabeleceu com sua gente, na forma como participou das lutas de seu povo, no sentido que orientou a poesia.
Castro Alves era um poeta engajado que não mediu esforços para ajudar o seu povo, conforme os dizeres de Nelson : Realmente a lição de Castro Alves está no amor da liberdade, no Anseio de justiça social.
Castro Alves era um poeta que via a frente do seu tempo é o que comenta Sodré:
Castro Alves anunciava o novo na vida nacional e não apenas no que diz respeito aos escravos , mas em todos os campos.
Na sua poesia lírica podemos ver a sensibilidade e a genialidade de expressar seus sentimentos. Conforme Nelson Werneck Sodré os versos de Castro Alves guardam ternura e sensibilidade, épico, e suas estrofes são como hinos e conservam o frêmito que as impulsiona. Em suas poesias o poeta consegue revelar toda a sua sensibilidade e genialidade fazendo o ser lembrado por todo o seu engajamento social e seu lirismo.
Autor: Helen Souza Isidoro Soares Alvares


Artigos Relacionados


Mário De Andrade: Olha Para O Poeta Dos Escravos, Castro Alves

SerÁ Que Sou Poeta?

Eu Sou Um Poeta

O Olhar Do Poeta

Viver Poetizando

O Poeta

Dia Da Poesia