O herói da vida moderna.



O homem moderno, este contemporâneo aos nossos dias, que você conhece e vê pelas ruas, no trabalho, na escola ou dentro de casa todos os dias, está passando por profundas mudanças comportamentais, talvez até se desviando da sua essência humana. Nascemos ignorantes em muitos sentidos, não nos alimentamos, nem nos locomovemos autonomamente, até que alguém nos ensine a fazê-lo. Desde muito cedo aprendemos com nossos pais, desde as tarefas cotidianas e corriqueiras essenciais à nossa sobrevivência, até coisas intangíveis como os valores que farão parte do nosso caráter e formarão a nossa personalidade num futuro breve. Depois a escola nos dá educação formal, capacitação técnica para desempenharmos nossa parcela de contribuição ao desenvolvimento da sociedade.
Desde muito cedo nos vimos às voltas com outras pessoas, aprendendo a conviver em sociedade, a creche, a escola, o trabalho, o clube, a academia, e até a internet, através dos sites de relacionamento como o Orkut. Sociedade: palavra com forte significado, afinal desde nossos mais remotos ancestrais já se organizavam assim, primeiro em grupos ou bandos que uniam suas forças para caçar, depois em feudos, mais tarde em reinados, e a alguns séculos atrás os romanos organizaram essa convivência em regras que chamaram democracia, que vigora até hoje, é claro que com algumas adaptações.
Hoje ainda mais intensamente somos comandados pela democracia, para convivermos em sociedade. Seja no seu trabalho, seja na sua escola ou na sua casa, todos temos que respeitar as regras ou leis dos homens e de Deus para a perfeita harmonia. Isto significa cumprir e fazer os seus próximos cumprirem suas obrigações de civilidade, aquele comportamento racional que nos diferencia como raça superior na ordem hierárquica das classes animais, afinal somos, ou temos a pretensão de ser os únicos animais racionais, capazes de desenvolver inteligência na Terra.
O homem que existe dentro de cada um de nós, que vive em sociedade, cumprindo com honra e consciência nosso papel de marido, esposa, pai, mãe, trabalhador e cumpridor dos ensinamentos Cristãos, tem uma árdua batalha a ser travada contra as distorções de valores e perda de civilidade que presenciamos a cada dia, e com maior intensidade e violência a cada nova investida.
Então seu papel como herói da vida moderna não é vencer essa batalha, mas sim a guerra que é dar plenas condições de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual aos seus filhos e familiares, através da correta educação e do ensinamento dos valores adequados a pessoas civilizadas, que convivem em sociedade, criando assim um circulo virtuoso, pois a cada estímulo corresponde uma reação capaz de elevar a qualidade de vida das futuras gerações, ou seja, seus filhos e netos.
Autor: Edson Satoru Kimura


Artigos Relacionados


A Ética E A Moral Na Educação

A Ética E A Moral Na Educação

Educação Na Realidade

Mudanças

Consciência Da Educação Em Sua Totalidade

Viver E Aprender

A Arte De Servir