Musicoterapia



A musicoterapia usa sons, harmonias, instrumentos musicais e ritimos como modo de tratamento para vários problemas psicológicos. Com esse tratamento terapêutico a pessoa pode combater várias patologias que envolvem o desenvolvimento, a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, expressão e a organização física, mental ou social.

A musicoterapia também é recomendada para desenvolver potenciais ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração pessoal e social fazendo com que, conseqüentemente, essa pessoa tenha uma melhor qualidade de vida.

Essa técnica de tratamento já vem sendo utilizada a milhares de anos, porém com o aparecimento de remédios químicos, que tem um resultado nem sempre melhor porem mais rápido, a musicoterapia foi deixada de lado pela sociedade moderna e só voltou a ser levada a serio como fator terapêutico no final dos anos 70.

É muito fácil perceber o impacto que o som e a musica tem em nossas vidas, mesmo em simples momentos do nosso cotidiano. Exemplos como o choro de uma criança, a sirene de uma ambulância, o latido de um cachorro, sons esses que causam um impacto no ouvinte. Esse impacto gera uma reação, que pode ser calmante ou estressante, e a partir desses princípios é que a musicoterapia é trabalhada.

A musicoterapia também trabalha como um canalizador e libertador de energia, através de sons e ritmos. Os sons, a liberação vocal, as harmonias usadas fazem com que a pessoa abra seus canais de comunicação deixando assim o consciente sujeito a resposta do emocional. O trabalho do musicoterapeuta nesse momento é fazer com que a pessoa em questão canalize e libere emoções de modo que se sinta aliviada e revigorada após a seção.

Várias empresas multinacionais utilizam a musicoterapia como auxílio no tratamento anti-stress de funcionários e executivos, fazendo com que a produtividade e o desempenho de seus funcionários sejam maiores, e transformando o ambiente de trabalho em um local mais ameno e positivo.

Se você acha que os benefícios da musicoterapia param por aí você se engana: a música ainda traz benefícios para aqueles que ainda nem entraram no mundo. Já se foi comprovado que a música é extremamente beneficial ao feto e a mulher grávida. O uso de musica clássica durante a gravidez tranqüilizam tanto a gestante como o bebê, ajudando também na hora do parto.


Para maiores dúvidas sobre musicoterapia, mande um e-mail para [email protected], que nós redirecionaremos seu e-mail pra a Celise Melo, especialista da área de terapia e musicoterapia.
Autor: Adriana Zimbarg


Artigos Relacionados


Musica Que Não Se Ouve...

A Cura Vibracional

Musicoterapia Como Modalidade TerapÊutica Complementar No Tratamento De Pacientes PsiquiÁtricos Do Caps Ii, No MunicÍpio De Barreiras-ba.

Os Poderes Ocultos Da Música

A Importância Da Música Na Vida Humana

AssistÊncia De Enfermagem Nos Cuidados À CrianÇa Autista

Os Sons Da Natureza Motivando O Ensino Da Biologia Em Ambientes NÃo-formais