Como a empresa coleta informações para decidir



Pequenos detalhes, hoje, pode definir o sucesso ou não de uma empresa.
As empresas estão muito parecidas nos produtos e serviços oferecidos.
Uma pequena inovação no atendimento pode encantar ou espantar o cliente.
Portanto, gerir uma empresa é um desfio diário que envolve visão, objetivo, competência, cultura, conhecimento, experiência, ambição, valores, recursos e pessoas.
O que vou focar é o sistema interno de informações.
Muitas empresas se perdem na quantidade de controles e papeis que não geram resultados.
Perde-se muito tempo com relatórios que acabam indo para o lixo ou arquivo morto, consumindo espaço, tempo e dinheiro e que mal foram lidos.
Porquê?
Primeiro, porque o profissional envolvido possui uma visão limitada com relação à gestão da empresa e desconhece os objetivos da sua própria função não conseguindo focar naquilo que é realmente importante para a empresa e se perde em detalhes que não contribuem para o sucesso da empresa.
Segundo, porque a empresa investe em sistemas integrados sem antes avaliar suas necessidades de informações, e após adquirirem sistemas complexos justificam a sua utilização pelo custo incorrido na sua aquisição, gerando mais custos, ainda.
A micro e pequena empresa familiar são as que menos se preocupam com um sistema de informação gerencial.
Não possuem um acompanhamento das vendas, carteira de pedidos, planejamento de compras, faturamento, planejamento de caixa e indicadores de desempenho.
A maioria nem tem computador.
O que acontece é que a pequena e micro empresa cresce quando o mercado é favorável e sofrem ou desaparecem quando o mercado reduz sua atividade ou a concorrência cresce.
Acaba por descobrir tardiamente que a falta de planejamento e controle eficaz poderia ajudá-lo a definir melhor o preço de concorrência, manter ou não certo produto, mercadoria ou serviço, conhecer a margem de contribuição, a rentabilidade da empresa, prever capital de giro necessário, etc.
O que é um bom sistema de informação, principalmente para a pequena e micro empresa?
- Estabelecer um plano de contas que mostre como a empresa gera recursos, seus custos e despesas.
- Manter um controle de fluxo de caixa mostrando em tempo real como o dinheiro entra e sai da empresa.
- Administrar eficientemente o controle sobre as contas a pagar e a receber.
- Efetuar o fechamento das contas mensalmente e apuração dos percentuais sobre o faturamento para comparação com períodos anteriores e previsão para períodos posteriores.
Existem softwares no mercado que ajudam a obter estes controles, mas inserir dados não é suficiente. É necessário interpretar as informações geradas.
Para empresas comerciais, o planejamento do estoque é imprescindível, pois o excesso de estoque é razão de problemas financeiros em muitas empresas.
A pequena e micro empresa, insisto, não estabelece metas e quando estabelece não monitora nem efetua revisões.
Que resultados esperar de um sistema de informação gerencial?
- Formatar um planejamento de Negócios.
- Desenvolver o Planejamento e Controle do Fluxo de Caixa.
- Criar a Política de Investimentos com base no retorno de caixa.
- Controle eficiente sobre as vendas a prazo.
- Comportamento dos custos fixos e variáveis.
- Avaliação do caixa para os meses subseqüentes.
- A comparação entre o Demonstrativo de Resultado e o Demonstrativo de Caixa.
- Determinação dos indicadores chaves para a empresa.
Avalie o sistema de informações da sua empresa, veja se ela supre suas necessidades reais de informação gerencial.
Não desperdice seu tempo com relatórios sem fundamentos e que não agregue valor à sua empresa.
Desenvolva uma cultura, na empresa, voltada para resultados.
Autor: Cesar Ribeiro


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