Como a sua empresa vê sua equipe de vendas



Poucas empresas possuem ou formam, realmente, profissionais de vendas.
São poucas as empresas que estão dispostas a lapidá-los mais e mais.
Quantas palestras sua equipe assistiu este ano? Quantos livros leram a respeito? De quantos treinamentos participaram?
Tive a oportunidade de conversar com bons vendedores, que demonstraram conhecimento, mas sem um brilho maior. As empresas não se preparam para vender, como os atletas se preparam para uma disputa. Muitos destes profissionais estão, na maioria das vezes, descontentes com a empresa e com a sua atuação.
Tive a oportunidade de perguntar a vários vendedores: O que você acha da sua profissão?
A maioria, sem ter idéia da sua importância para a empresa responde que vende porque estava desempregado e aguarda uma melhor oportunidade.
O vendedor constantemente atualizado, compõe um importante diferencial rumo ao sucesso para a empresa.
O vendedor deve, antes de qualquer coisa, acreditar em si mesmo e na empresa que representa. No entanto, empresários passam uma imagem negativa da própria empresa para sua equipe ao reclamarem constantemente do negócio.
Como passar uma imagem de excelência em vendas, amigo do cliente, se só recebe agressões verbais, cobranças descabidas e desinteresse dos superiores que não criam metas e não vê a empresa como uma equipe.
Todo vendedor precisa ter uma boa rede de relacionamento e participar de eventos onde se encontram clientes em potenciais.
O excelente vendedor, além de encantar o cliente obtém novos clientes a partir dos clientes antigos porque gera confiança e honestidade.
A sua equipe de vendas conhece bem o produto e serviço que oferece? Ele já efetuou uma venda para você?
O vendedor deve saber ouvir.
Ser hábil negociador.
Ser especialista em fechamentos de contratos
Ser solícito, estar sempre à disposição do cliente para ajudá-lo na compreensão e utilização do produto ou serviço adquirido.
Utilizar frases como:
- Olá, (bom dia, boa tarde ou boa noite)
- Como vai?
- Com licença;
- Desculpe;
- Obrigado;
- Até logo.
O tempo do vendedor é precioso, portanto ele possui uma lista de atividades diária, agenda de entrevistas, ralação de seus clientes com o máximo de informações sobre o perfil de cada um.
Todo vendedor tem orgulho do seu trabalho. Sem ele, a economia não roda e os negócios não andam. Ele exala sua confiança e otimismo pelo seu sorriso, pelas atitudes positivas, pela alta produtividade, pelo respeito ao cliente, pela crença em sua solução.
Autor: Cesar Ribeiro


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