Equilíbrio hidroeletrolítico no exercício e no esporte.



Equilíbrio hidroeletrolítico no exercício e no esporte.


A água é fundamental para o acontecimento de reações metabólicas que permitem a vida, a realização de processos metabólicos, a via em que as interações metabólicas acontecem, com fluidez e intercâmbio contínuo entre o meio externo e interno. Os eletrólitos, primeiro cloreto de sódio e em menor extensão o potássio, levam à integração, comunicação e solidariedade precisas no ser vivo para que haja harmonia. Sendo a água uma solução fundamental, sem ela os eletrólitos não há vida.


A falta de água possui efeito deletério direto e imediato, mais intenso se comparado com a ausência de alimento. A perda de 4% a 5% da água corpórea diminui de 20% a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas do organismo. As perdas de água entre 8% e 15% levam à hipotensão e superior a 15%,ao estado de choque.


A criança é mais vulnerável às variações da água e mais suscetível às circunstâncias que levam à desidratação e suas conseqüências.


Os obesos são também mais sensíveis à perda de água, portanto, o balanço hídrico é menos estável quando se comparam com os magros.


A redução do peso corpóreo pela perda de água em conseqüência de exercícios de resistência e sua restituição inadequada durante seu decurso podem alterar a adaptação fisiológica do atleta ao esforço.
A desidratação leve e moderada afeta negativamente os exercícios de resistência, não alterando os exercícios de força muscular. A força durante os exercícios provoca homeostasia porque reduz o fluxo sangüíneo muscular. A desidratação não provoca sede até a falta de água atingir 1% a 2% do peso corpóreo. Se for devida a privação de água é caracterizado por sede, se for devida a depleção de sódio não resulta em sede e não é aliviada pelo uso de líquidos livres de sal. Não tomando líquido por 24 horas o indivíduo aumenta a velocidade da sensação de sede, secura da boca e sensação ruim de sabor. O suor possui líquido de todo o corpo, incluindo o sangue. As perdas da sudorese provocam hipolemia, pois, o suor sendo hipotônico, deixa o organismo hipertônico. Essa perda, em excesso provoca problemas de pela, mucosa, circulação, temperatura corpórea e pressão arterial. A reposição hídrica muda os efeitos os tornando bem positivos na eficiência de exercício.


Durante o exercício físico não é recomendado a ingestão de água na proporção em que ela é perdida pela sudorese. Somente pessoas que praticam atividades intensas e prolongadas devem ingerir líquidos na mesma velocidade em que perdem, sem contarem com a sede para balisar essa necessidade.


Para que uma pessoa evite a desidratação e seus efeitos em atividade física é recomendável manter o estado de equilíbrio hidro-eletrolítico normal antes de se dedicar ao exercício. Isso faz com que mantenha a termorregulação eficiente.


A reposição adequada de líquidos durante o exercício, hidrata e promove saúde, segurança e eficiência física para aqueles que tem atividade física regular. Essa reposição e reidratação no organismo durante o exercício não só ajuda no momento da ação como ajuda na prevenção da hipertermia e hiperosmolaridade plásmática, além de contribuir para a redução dos efeitos da própria desidratação.
As soluções ricas em sódio são super importantes para manter a normalidade do líquido extra-celular enquanto as de potássio e carboidrato favorecem a hidratação do intra-celular.
É muito bom para o indivíduo, períodos frequentes de descanso, no meio do trabalho ou exercício, podem aumentar o consumo hídrico e favorecer a reposição de água corporal. E é claro que a disposição do consumo de líquido é mais provável. A estimulação colinérgica, que tende a acalmar o indivíduo, facilita a ingestão hídrica.


Em uso excessivo de água pura ou de bebidas hipotônicas pode provocar hiponatremia. É muito importante também observar o sabor dos líquidos, alguns possibilitam um sabor específico trazendo prazer de acordo com a preferencia de cada pessoa.


Os carboidratos tem como função de manter normal a concentração de glicose sangüínea. Nos exercícios de longa duração eles se tornam principal fonte de energia. Em algumas bebidas de carboidrato com eletrólitos podem ser superiores à água em pessoas que se exercitam com freqüência.


As soluções ricas em sódio ajudam bastante no enchimento extra-celular, enquanto o potássio e carboidratos, o intracelular.


Portanto, podemos observar que não há vida sem água, e que não se há uma vida saudável sem cuidados específicos para cada pessoa. Todo ser humano tem suas necessidades e seus problemas, e cabe a cada um poder se cuidar e principalmente se prevenir. O equilíbrio hidroeletrolítico no exercício e no esporte é essencial para todos e principalmente para atletas. E a reposição durante ou na recuperação também é muito importante, pois, a eficiência e a resistência do exercício pode ser afetada pela desidratação. Efeitos associados ao exercício físico podem ser evitados ou retardados.
Autor: Bruna Lima


Artigos Relacionados


Exercícios Na água São ótimos Para A Saúde.

Recuperação Após O Treino

No Calor Do VerÃo, É Estresse Ou DesidrataÇÃo?

Hidrate Seu Corpo

A Ressaca Do Dia Seguinte

A Natação E Os Benefícios Ao Ser Humano.

Aspectos Anatômicos De Raiz E Folha Sob Diferentes Regimes Hídricos