Ética - O Desafio Moral do Século XXI



Ética, uma palavra tão conhecida e, atualmente, tão pouco praticada.
É latente que o desenvolvimento e a integridade de um país, uma sociedade ou uma empresa, repousam sobre o campo ético, campo esse que, infelizmente, não foi e não está
sendo bem cultivado por grande parte da sociedade neste século.
Você já parou para refletir, na posição de profissional e como ser humano, qual o seu padrão ético? Qual o seu projeto de vida? Qual a sua verdadeira identidade? Qual e como será o seu caminho a percorrer? Seja na vida pessoal, temos que desenhar a história que queremos deixar por onde passamos. História essa que deverá ser escrita com letras garrafais, na qual deve prevalecer a integridade ética. Sabe para quê? Para que no final da vida, você possa olhar para trás com satisfação e orgulho, reconhecendo que o que foi feito valeu a pena, deu fruto, floresceu.
Estamos vivendo um momento político, econômico, empresarial e social de muitas incertezas; num país onde a competitividade cada vez mais globalizada, faz com que a lei do mais forte ou do mais esperto e, o famoso jeitinho, por vezes atropele os valores gerais de uma sociedade, que caracterizam o seu comportamento ético.
Mas, qual foi e como será daqui para frente, o papel ético das empresas e dos empresários diante da história e do contexto atual?
A empresa, desde os primórdios do capitalismo, foi concebida para ser um instrumento do homem e, de repente, perdeu sua identidade no caminho; o homem passou a ser o instrumento da empresa para atingir seus objetivos.

Diante disso, o respeito aos padrões éticos de comportamento no mundo dos negócios, confundiu e ainda continua confundindo-se com a ética e os valores praticados pelo dono da empresa. Principalmente nas empresas que adotam uma gestão familiar.
Com a evolução do mundo corporativo, essa cultura está em transição. A ética vem se tornando menos pessoal e mais institucional, valendo-se do conjunto de variáveis internas e externas. Internas como estrutura, clima organizacional, funcionários; externas, considerando todo o ambiente de mercado, governo, clientes, fornecedores...
Você empresário, e obviamente a sua empresa, tem um papel social muito forte, ao surgir com um objetivo de atender às necessidades da sociedade, necessidades essas não só econômicas, mas sociais e de realização.
Nesse momento, você se preocupou se os seus objetivos de sobrevivência, crescimento e perpetuidade estão sendo positivamente canalizados ao que você se propôs inicialmente à sociedade? Os instrumentos que você vem utilizando recursos externos e internos, são apenas para atingir seus objetivos próprios?
Não é uma crítica, mas uma reflexão! Até por que a própria sociedade cria essa imagem. Sabe como? Quando apontamos as melhores empresas por meio do seu sucesso apenas
econômico, considerando números contábeis e resultados financeiros. Já paramos para analisar o balanço social de uma empresa? Ele é um instrumento de medida que permite verificar a sua situação no campo social, avaliando as relações ocorridas entre o resultado da organização e a sociedade.



Felizmente, algumas empresas já estão adotando-o como indicador de desempenho. Felizmente, também, já torna-se prática, em que alguns critérios de avaliação adotados, por exemplo, pela revista Exame, para seleção das Melhores Empresas para Você Trabalhar , foram reconsiderados aspectos como ações sociais. Parabéns e essas empresas, às quais, algumas coisas que pareciam fundamentais e até mesmo raras, estão se tornando cada vez mais comuns.
A empresa do futuro, preparada para o desafio moral do século XXI, é aquela eficiente e eficaz; que é reconhecida não como um empresa beneficente, mas de absoluta liderança, capacidade de mercado e compromisso total com a comunidade a qual serve e contribui com o seu desenvolvimento.
O empresário pode e deve dar o exemplo de conduta ética, através de sua presença pessoal e política, aumentando cada vez mais sua responsabilidade social de fortalecer os valores morais.
Você se considera preparado para enfrentar esse desafio? Se não, comece procurando exercitar o seguinte:
Defina como objetivo de vida, a busca do bem comum;
Adote uma responsabilidade social como meta; seja ela através da educação, recursos para pesquisa, redução de marginalidade, entre outros;
Adote uma gestão participativa e transparente;
Seja um empreendedor. Objetivando um lucro ético, focando o seu reinvestimento;


Respeite o seu próximo. Seja ele um funcionário, seu partner , fornecedor ou cliente;
Adote a ética como um momento institucional, tendo a cúpula organizacional como exemplo a ser seguido.

Diante do que foi dito, resta-nos reavaliar a nossa integridade ética, lembrando-se de um conto bastante reflexivo de Ciccone German:
Um homem que, graças a sua imensa riqueza e sua infinita ambição, resolveu comprar tudo o que está ao seu alcance. Depois de encher suas fazendas e casa de móveis, automóveis, jóias, máquinas, o homem resolveu comprar outras coisas.
Comprou a ética e a moral e, nesse e nesse momento foi cria da a corrupção.
Comprou a solidariedade e a generosidade; a indiferença foi criada.
Comprou a justiça e suas leis, fazendo nascer a impunidade.
Comprou o amor e os sentimentos; surgiram a dor e o remorso.
O homem mais poderoso do mundo comprou todos os bens materiais que queria possuir, e todos os valores éticos e morais que desejava domar. Até que um dia, já embriagado por tanto poder, resolveu comprar a si mesmo.
Apesar de todo o dinheiro, não conseguiu realizar seu intento. Então, a partir deste momento, criou-se na consciência da Terra, um único bem que nenhuma pessoas pode colocar um preço: seu próprio valor .

Dignifique o valor de sua empresa, faça sua parte, vencendo não só os desafios tecnológicos e competitivos da virada do século, mas um desafio moral e talvez um dos mais grandiosos para o empresário do futuro a verdadeira prática da ética empresarial.
Autor: Sandra Barbosa Camelo


Artigos Relacionados


Telecobrança: Ética Que Recupera

A InfluÊncia Da Ética Para Os Administradores

Quadrantes Da Ética. Uma Abordagem Inédita Para A ética Empresarial

Código De Ética

Ética Não é Produto Mas Vende!

Valores, Ética E Moral Nas Organizações

O Comportamento Ético Nas Empresas