Banana Plus



Palavra dita, Flecha lançada e oportunidade perdida? Você sabe o que existe em comum nestas frases?

Ah! como faz tempo que vejo as mesmas coisas serem feitas do mesmo jeito. De geração em geração a mesmice, amicíssima do marasmo, têm formado um nada recomendável par daqueles que abraçaram o fracasso, tendo escrito epitáfio para suas próprias esperanças.

Banana? Boa idéia, Angela fala que ela é muito rica em potássio. Seguinte: Vamos primeiro falar de marketing e deixar a banana para a conclusão? O que está acontecendo com o mercado?

Depois de a prefeitura ter concedido de modo organizado, a licença de bancas para vários tipos de negócio,

Relojoeiro
Costureira
Informática
Eletrônicos
Papelaria
Brinquedos

Comecei a observar inteligentes trabalhos artesanais confeccionados organizadamente como se alguém liderasse um sindicato e dissesse a essa boa gente como cooperar e produzir em prol da classe. Notei que em frente a cada barraca, passou a existir cata-ventos feitos com garrafas de água mineral de 1,5 litro e garrafões de 5 litros. É bonito, artístico, pelo lado humano e lamentável o fato de a interessante iniciativa não trazer qualquer resultado positivo em termos comerciais.

Caminhões viajam por todo o nosso amado país com frases assim:

Quer amostra grátis? Leve minha sogra
Amigo não. Só conhecido e nada mais.
Rio que tem piranha, jacaré nada de costas e macaco bebe água de canudo
Fumaça e poluição. Cara, tu é a maió confusão
Cachorra mordida de cobra, tem medo até de lingüiça
Idiotizei-me e você me amou
Maquinista reumático de um trem sem apito, descarrilado na curva de uma saudade

Os caminhões são enfeitados com desenhos que, imagino torna mais felizes seus condutores. Sei, e daí?

Nem vou mais falar entra ano e sai ano, por que na verdade, já entrou século e até milênio e não se fez absolutamente nada. Quando chegar o século 22 somente restará um descanse em paz para ser escrito nos túmulos daqueles que foram forjadores do progresso da nação.

A feira é de causar dó, o despreparo no atendimento ao freguês, não sendo mencionado em tempo algum a palavra qualidade. Simplesmente é feito um trabalho de venda por enxurrada, com redução desnecessária de preços, onde uma pessoa esperta pode simplesmente levar vantagem sobre um trabalhador, que eu sou testemunha, de madrugada já está iniciando um dia muito duro.

Cadê a Banana? Boa pergunta. É o seguinte: poderia ser criada uma organização assim:

ANPA - Associação Nacional de Publicidade Alternativa
MARE - Marketing Reciclado
IMEP - Instituto Mercadológico da Economia Paralela
AMA - Associação de Marketing de Auto-sustentabilidade
BANANA - Base Associada de Nichos Acáricos com Negócios Ampliados

A viabilização do projeto Banana, requer algumas Providências:

1 - Logotipo e slogan
Criar logotipo e “slogan“ para negócios com dimensões de ácaro;

2 - Hélices
Colocar nas hélices dos cata-ventos das garrafas de plástico a logomarca da empresa “chiquitita”. Assim, na falta de vento o logo da hiper-microempresa aparece;

3 - Nome da Empresa
Dentro da garrafa, colocar uma tira de plástico colorida que fique solta, de modo que quando a garrafa estiver girando, o nome da empresa permanecendo parado, possa ser lido;

4 - Caminhão
Nas superfícies onde o motorista fazia um desenho, apor o logotipo da empresa.

5 - Pára-choque do caminhão
Disponibilizar informações úteis como:
Telefone
Skype
Fax
E-mail
MSN
www

6 - Treinamento
Capacitar os donos das empresas Ácaro, ensinando-lhes métodos para manter os atuais clientes, estudar seu potencial de compra, aumentando quando for o caso, o seu consumo e incentivar a conquista de novos clientes.

7 - Consultoria
Analisar a capacidade de expansão da Empresa Ácaro, examinando o eventual ócio da mão de obra familiar, encaixando cada parente na cadeia produtiva.



8 - Página
Orientar este empresário para que se faça representar na Internet. Afinal, hoje em dia se gasta merreca, para registrar um domínio. O custo para desenvolver uma página simples, também não é exorbitante. Cadê a tal da inclusão?

9 - Regularizar
Aproveitar a nova lei da microempresa, que o governo acabou de sancionar e tirar da informalidade, pessoas tão dedicadas. Agora já é possível abrir uma firma em duas semanas.

10 - Nicho
Já fiz um software para uma companhia de frutas. São excelentes pagadores. É uma fatia de mercado igual àquele azeite que todo o mundo gosta de colocar no bacalhau: extravirgem. Se devidamente explorada, poderá influir no percentual de crescimento que o governo pretende atingir.

A empresa Ácaro, ampliando sua área de atuação, poderá tornar-se campeã. Patamares maiores serão alcançados, após uma consultoria, um esforço empreendido no tempo certo.

O Amigo leitor pode reclamar:
-- Você disse que ia falar primeiro do marketing e deixar a banana para a conclusão. Pelo que pude observar, você não parou de falar foi na banana. Quer me enganar é?

-- Nada a ver. Desculpe não ter me expressado adequadamente. Estou justamente tratando do marketing de banana.

-- Lembra da pergunta que lhe fiz no início do artigo?

-- O que existe em comum nestas frases? Flecha lançada, palavra dita e oportunidade perdida?

São ensinamentos do sábio Salomão, dos tempos bíblicos. Perseguir seu objetivo, é o mesmo que lançar a Flecha; O artigo que você está lendo poderá ser a Palavra Dita. E a Oportunidade? Você vai perder?

Se ninguém procurá-lo para uma parceria, levante-se, forme sua própria associação. Não tenho nada contra a venda da banana. Aliás, penso que minha preferência por essa fruta ultrapassa a do macaco. Na falta de um nome mais apropriado, seu projeto poderá ser chamado de: Banana Plus.
Autor: Gilberto Landim


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