A Fuga da Solidão



Resumo

Este artigo apresenta elementos e citações sobre o assunto Solidão dentro de contexto atualizado e influenciado pelas as questões contemporâneas que a solidão pode representar na atualidade suas causas e permanências. O que a Publicidade e Propaganda têm como referência em um meio de crises e depressões, o que tem feito e precisa fazer. Citua também a questão até a onde a Publicidade e a Solidão caminham juntas com o propósito de venda e fuga.
Referências:


Palavra Chave: Até a onde a Publicidade e a Solidão caminham juntas.

1- INTRODUÇÃO

NA SOCIEDADE atual, muitos convivem com a solidão. Ela atinge pessoas de todas as idades, raças, camadas sociais e crenças. Já se sentiu solitário? Sente-se solitário agora? Na verdade, às vezes todos nós sentimos a necessidade de companheirismo — de alguém para ouvir o que dizemos, para nos consolar; alguém que compreenda nossos sentimentos mais profundos, nossos pensamentos e que nos aceite como somos. Precisamos de alguém que seja sensível as nossas emoções.

Estarmos sozinhos, no entanto, não significa que somos solitários. Alguém pode estar sozinho por muito tempo e gostar do que faz, sem se sentir nem um pouco solitário. Por outro lado, há quem não suporte ficar sozinho. O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa define “só” como: “que está sem companhia, desacompanhado”, o que não significa que a pessoa esteja necessariamente infeliz; ao passo que “solitário” traz a idéia de “abandonado de todos, reduzido à solidão” e, portanto, tem para muitos uma conotação negativa de tristeza. “Sozinho”, embora tenha basicamente o mesmo sentido de “só”, também pode significar “absolutamente só” e pode incluir ainda “um elemento afetivo que caracteriza a tristeza ou compaixão de quem está só”. — Dicionário de Sinônimos, de Antenor Nascentes.

A solidão é um sentimento bem forte, que pode se tornar muito doloroso. Provoca uma sensação de vazio, de isolamento, de estar fora do convívio com outras pessoas. Podemos nos sentir vulneráveis e assustados. Já se sentiu assim? O que causa a solidão?

Os problemas, as circunstâncias e as condições produzem efeitos diferentes em cada pessoa. Talvez já tenha se sentido rejeitado pelos colegas devido a sua aparência, raça ou religião. Mudanças de ambiente — como freqüentar uma nova escola, arranjar outro emprego, ou mudar-se para outro bairro, cidade ou país — podem ocasionar solidão por se ter deixado todos os amigos para trás. A perda de um dos pais ou do cônjuge pode provocar a solidão, possivelmente durante muitos anos. Também, à medida que ficamos mais velhos, nosso círculo de amizades e conhecidos muda, diminui ou desaparece.

O casamento nem sempre é uma garantia de se estar livre da solidão. Desentendimentos ou falta de compatibilidade talvez causem estresse que pode criar um clima de incertezas e até mesmo isolamento por parte de cônjuges e filhos. Mas, além da solidão causada pela morte de uma pessoa querida, pelo divórcio ou pelo isolamento literal ou emocional, há ainda outro tipo de solidão que pode nos afetar profundamente.

A Comunicação Social Mediada, as Etapas do Processo de Interpretação e o Fenômeno da Psicologia, na realidade traz para a nossa humanidade pleno o séc 21 e desde os primórdios com teorias fundamentas em Freud, a busca de completarmos em algo ou em alguém. Isso nos remete a pergunta da necessidade humana do consumo de tal carro, ou de tal roupa, em fim, essa busca incessante de se interagir, relacionar-se para suprir tal vazio, isso vem trazer para os dia de hoje o intenso consumo de objetos e essa alta insatisfação que compramos e nunca conseguimos satisfazer de alguma forma. Ai que entra a Publicidade pesada que levar o ser humano a se enganar que tal objeto possa te trazer uma felicidade que na verdade é apenas instantânea, e que essa Falta não é material e sim corporal. Freud ao citar sua teoria da solidão e principalmente quando ela defende que a felicidade ou um homem bem equilibrado, ele precisa de estar alma e corpo bem correspondidos e sintonizados. Com base na necessidade humana da comunicação Social Mediada, as Etapas do Processo de Interpretação, esbarramos com as relações interpessoais. De acordo com o Psicólogo e Psicanalista Augusto Cury autor do Livro “Inteligência Multifocal “ a qual foi tirada a o trecho a seguir que complementará todo o estudo desse artigo.

Para Larissa Messano (2005) a fuga da solidão tem os seguintes temas:
a) A procura contínua daquilo que é novo.
b) O fenômeno da psicoadaptação
c) Estamos fisicamente próximo das pessoas e dos ambientes, mas, ao mesmo tempo estamos infinitamente distantes deles.
d) O que é solidão?
e) A solidão na atualidade
Autor: Larissa Barreto da Motta Messano


Artigos Relacionados


Um Ser Só

SÓ, Somente A SolidÃo E Eu.

A SolidÃo

Isso Talvez, SÓ Talvez

Solidão

Apelo

Solidão