A Contabilidade como instrumento de Decisão



O Mestre Peter Drucker disse : " Uma empresa não vive sem 4 ferramentas importantes : uma boa GESTÃO, um bom PESSOAL e uma boa ÁREA FINANCEIRA e CONTÁBIL "

GESTÃO é o conjunto de conhecimentos verificados na entidade , sejam estes administrativos ou contábeis. É a forma como a empresa é administrada por seus proprietários , visando criar maior vantagem competitiva, para ganhar mercado. Para tanto, a empresa utiliza-se de um bom PESSOAL qualificado e competente que a representará realizando este trabalho.

É o empregado que " vende" a empresa, porque é ele que está mais perto do consumidor final. O consumidor final tem boa ou má impressão da empresa, a partir do tratamento que ele recebe, da forma como lhe é vendido o produto ou de como o serviço lhe é prestado.

As áreas financeira e contábil são o núcleo da contabilidade e o coração da empresa.

A área FINANCEIRA é o espelho da saúde financeirada empresa, mostrando se há necessidade de captar recursos junto aos sócios ou proprietários, ou com terceiros ; por meio de empréstimos ou financiamentos,para saldar dívidas de curto prazo ou longo prazo......

A área CONTÁBIL reflete, através de seus registros e técnicas próprias, as modificações ocorridas na empresa, buscando prover seus usuários com informações relativas ao seu objeto: o Patrimônio .

O Patrimônio está em constante modificação e precisa registrar e atualizar essas mutações, necessitando de um profissional qualificado capaz de explicar, detalhar e mensurar de forma clara, objetiva e técnica essas transformações em conhecimento. Este é o papel do Contabilista que gerará informações sólidas e construtivas não só para informar e atualizar os usuário externos, bem como, auxiliar os usuários internos no momento da tomada de decisões.

A contabilidade deixou de ser um departamento isolado dentro do organograma da empresa e coloca-se á disposição dos gestores e proprietários com suas técnicas, ferramentas próprias , registros e sistemade informação contábil, com intuito de auxiliar decisões econômico-financeiras; visto que, a contabilidade é uma ciência que está em constante transformação " em marcha" rumo ao futuro.
Autor: Lisiane Velloso


Artigos Relacionados


A Contabilidade Gerencial Aplicada Nas Microempresas

A Ética E O Profissional ContÁbil.

Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial

O Papel Da Contabilidade Nas Micro E Pequenas Empresas

Valorização Do Profissional Contábil

Patrimônio E A Lei Da Oferta E Procura

Auditores Independentes