Funil na Careca



Ponde tudo à prova. Retende o que é bom. (1Tessalonicenses 5:21)

A indiazinha Esperança, olhava o exótico professor americano, Hear Bird, usando um funil na cabeça. Gravava os gorjeios das aves que se encontravam escondidas, em uma imensa floresta do Acre. Cheia de curiosidade, a delicada criaturinha, perguntou ao homem por que fazia aquilo.

A criança, não conseguia compreender, porque o homem gravava o canto dos pássaros, se não era possível ver nenhum, na impenetrável e secreta floresta. Enquanto examinava o orvalho que caia, naquela manhã de muitíssimo silêncio, - à exceção, do barulho das aves, é claro - sua cabecinha foi molhada pela água que escorrera de uma folha. Era a calma da mata sendo passada adiante...

-- Esperança. Estou gravando os sons dos passarinhos para depois mostrar ao pessoal da comunidade, na televisão.

Dizem que na cidade as pessoas ficam perturbadas com tantos problemas. Acho que aqui as coisas não andam melhores. Tem gente ficando mesmo é doida. Quem já viu gravar som de alguma coisa e mostrar na televisão? Esse foi o pensamento de Esperança.

O Funil de Vendas, é uma ilustração gráfica para ajudar a Gerência Comercial e os marketeiros, a calcularem as ov (oportunidades de vendas). A prática se resume em juntar:

Propostas
Ligações Telefônicas
Faxes
E-mails
Visitas
Acessos ao site

Os números destas ações, são postos no Funil de Vendas e uma estatística informa efetivamente a percentagem geradora de negócios.

Vic, um empreendedor de São Paulo, assistiu uma matéria no programa de televisão Sarcástico, sobre um xampu artesanal do interior do Acre, que faz a cabeça do careca deixar de ser aeroporto de mosca, nascendo uma bela mata no quengo, em apenas 240 dias. Desligando a tv, meu Amigo, me telefonou fazendo esse comentário:

-- Gilberto, a reportagem do Sarcástico, me impressionou de tal jeito, que decidi vender xampu.

Conversamos detalhadamente sobre o Funil de Vendas. Vic, então respondeu:

-- Concordo e até acho chique, a idéia do Funil de Vendas. O detalhe, é que ele não aumenta nem diminui o volume dos meus negócios, uma vez que sua finalidade é meramente informativa.

-- O Homem de Lata, personagem do filme, Mágico de OZ, usa o Funil como chapéu e numa emergência, o emprega para apagar fogo. – continuou Vic. E, foi em frente:

-- Resolvi então, colocar o Funil na Careca e usá-lo como coadjuvante de vendas. Com todo respeito, depois que o Funil na Careca, funcionar, métodos de acompanhamento das vendas é o que não falta.

-- Encurtando a história: hospedei em um provedor de internet, um blog, tão artesanal quanto o Xampu do Acre, optando por um trabalho absolutamente voltado para a transparência, em todos os estágios da negociação. Meu anúncio ficou assim::

Fábrica
Acre
Foto do Fabricante com uma Jarra inclinada despejando o xampu;

Unidade Fornecedora
São Paulo
Foto de um Funil na Careca, recebendo da Jarra do Acre, a Esperança do calvo;

Número de Rastreamento
SR do Sedex, para que o comprador possa aferir que compro direto do produtor, incluindo a última remessa acabada de chegar;

Informação de Estoque
Passei a colocar no ar, as vendas que realizo, com estoque atualizado;

Lisura na Garantia
Meu produto vem por Sedex e não chega com a embalagem toda estourada. Imagine encomenda normal do Acre pra São Paulo, é longe, é bem longe....

Vic, vende mais do que todos os outros representantes, apesar de cobrar o dobro do preço. O que ele fez foi simplesmente uma inovação publicitária. O público alvo, foi persuadido e se a careca sumir, aí é que os negócios irão se avolumar.

Esperança, permanecia curiosa. Na manhã seguinte, o professor não estava mais gravando conversa de passarinho. Ligou o gravador para tocar o som de uma ave e desse modo atraí-la. Saindo de dentro da floresta, talvez imaginando estar recebendo a visita de algum parente, o pássaro, voou para fora, deixando-se observar, ou melhor filmar.

Um homem queria desenvolver um xampu. Naquela área não tinha como comprar um funil. O professor Hear Bird, emprestou seu chapéu-funil ao nativo, que coara a panacéia capilar, transferindo-a para os frascos destinados a testes.

Peraltamente, querendo brincar, a cunhã Esperança, pegou o restante do xampu que sobrou no funil, espraiando na careca do professor. Deste então, um lindo cabelo passou a emoldurar o rosto do gringo. Agora sua alma estava alegre!

À hora do almoço, uma índia, de beleza somente descritível em tupi-guarani, olhava maravilhada para o homem cheio de cabelo amarelo. Como é bonito. Tem uma vantagem, é amigo de minha sobrinha Esperança. Que tal miscigenar mais um pouquinho nosso Brasil?


A maneira mais adequada de prestigiar a índia Esperança, era dar ao produto, o seu nome. O artesão do xampu não imaginava ser possível fazer pessoas tão felizes e dar início a um excelente negócio, apondo um Funil na Careca.


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Escrito por:
Gilberto Landim
http://gilbertolandim.blogspot.com/

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Autor: Gilberto Landim


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