Seleção por Competências



O processo de seleção por competências, com o passar dos anos passou a ser muito utilizado pelos profissionais de recursos humanos.Além das competências técnicas exigidas pelo cargo que implicam conhecimentos e habilidades para cumprimento de determinadas funções, os recrutadores passaram a avaliar também as competências comportamentais, ou seja, as atitudes e os comportamentos conjuminados com as atribuições do cargo. Iniciativa, criatividade, dinamismo, trabalho em equipe, foco em resultados, são alguns exemplos de competências comportamentais.

O grande diferencial da Seleção por Competências em relação aos demais métodos de seleção é uma maior objetividade e foco. Ela faz uso de fatos e evidências e não trabalha com suposições nem interpretações, os famosos “achômetros”. Atualmente, grande parte das organizações ao contratar novos funcionários não tem conhecimento do perfil de competências necessárias para o cargo em aberto, o que acaba muitas vezes acarretando em uma má contratação.

O primeiro passo a ser seguido no processo de seleção por competências é o chamado “Mapeamento de Competências”, ou em outras palavras, “Perfil de Competências” do cargo. Com o perfil já estruturado é possível elaborar uma entrevista comportamental e avaliar dinâmicas e jogos focados em competências. A entrevista comportamental é uma abordagem totalmente diferente dos métodos de entrevistas usuais, são feitas perguntas abertas com foco nas vivências do profissional em situações específicas ocorridas na sua função. Através da entrevista estruturada, o candidato tem mais liberdade e tranqüilidade para responder as questões, facilitando o trabalho do recrutador que tem a oportunidade de conhecer de maneira mais profunda o comportamento e as atitudes do candidato.

O uso de dinâmicas e jogos com foco em competências também permite ao profissional de recursos humanos observar ainda pontos que podem ter ficado obscuros durante a entrevista, assim como habilidades e atitudes necessárias para o bom cumprimento da função. Geralmente são propostos cases, ou atividades em grupo que permitem ao observador avaliar características como o relacionamento interpessoal, a liderança, a negociação, a criatividade, a agilidade, entre outras.

As empresas evoluíram muito no quesito seleção de pessoal, tornaram-se mais rígidas na busca por profissionais. Hoje em dia, estão interessadas em candidatos que apresentem excelentes competências técnicas e comportamentais, além de possuírem potencial para estar desenvolvendo novas competências. Uma boa seleção reduz custos, economiza tempo e encontra muitos talentos que acabam tornando-se com o passar do tempo diferenciais dentro de uma organização.

O processo de Seleção por competências traz inúmeros benefícios para a organização, além da redução de tempo e despesas têm-se mais segurança na hora de escolher o candidato, pois este, tenderá muito pouco a mentir expressando-se com mais liberdade e citando um fato efetivamente ocorrido, garantindo a empresa uma contratação bem sucedida.
Autor: Thais Fátima L. Oliveira


Artigos Relacionados


Competências Organizacionais

Competências Organizacionais

Sou Competente?

A Gestão Por Competências Como Estratégia Competitiva

Recrutamento E Seleção

Seleção

Habilidades E Competências Pessoais