Consideração sobre o Pensamento Clássico em Administração



A consideração clássica da Administração é constituída de duas correntes de pensamento baseado na prescrição de normas que tinham como intuito fornecer aos gerentes de empresas maneiras de atingir os objetivos de suas organizações. Essa maneira prescritiva de lidar com os problemas organizacionais é entendida pela inexistência de referencias na época. Quando não se tem elementos de comparação é necessário relacionar situações ideais para determinada situação.
As duas grandes personalidades desta vertente de pensamento é Frederick W. Taylor e Henry Fayol, sendo o movimento liderado pelo primeiro chamado de Teoria Administração Científica e o segundo denominada de Teoria da Administração Clássica. É valido dizer que nenhum dos dois pensadores trabalharam e publicaram textos isoladamente, eles tiveram consigo vários outros autores e seguidores que contribuíram para a formação do pensamento administrativo da época.
Os dois fluxos de pensamento buscaram o que todos os teóricos em Administração buscam: a eficiência organizacional, onde os pensamentos se apresentam pela maneira de se executar diferentes trabalhos de gestão e não pela descrição do fenômeno social existente.
A abordagem clássica foi a primeira linha de pensamento na busca da ciência da administração e conseqüentemente sofreu e sofre muitas críticas ao longo do tempo, porém é inegável a contribuição existente para a sociedade, visto que até hoje seus conceitos estão presente nas empresas e na vida das pessoas.

COLLA, Júlio Ernesto Colla. Professor universitário nas áreas de Teoria Geral da Administração, Logística e Finanças
Autor: Júlio Ernesto Colla


Artigos Relacionados


Administração

A Tga E Os Participantes Do Futuro

Cultura Organizacional

Teoria Clássica Da Administração- O Trabalho De Fayol

Influências Históricas Na Administração Moderna

As Ferramentas Do Administrador

O Administrador