Empreendendo com o Marketing de Rede



Empreendendo com o Marketing de Rede
*por: Diego Berro

“O que está desaparecendo hoje não é apenas um certo número de empregos, ou empregos de certas áreas econômicas, ou empregos de alguma parte do país(...)O que está desaparecendo é a coisa em si :o emprego”.
(William Bridges)


Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneuship Monitor), organização que mede o grau de empreendedorismo no planeta, o Brasil continua sendo o 7º país mais empreendedor do mundo. Esta pesquisa revela, entre outras coisas, que as pessoas se motivam a empreender por necessidade, motivação esta, que só fica atrás dos empreendimentos que foram motivados por oportunidade.

Nós vivemos em um país onde as taxas de desemprego são altíssimas e muitas pessoas não se vêem com outra opção se não viver na informalidade e/ou empreender. O livro “Um Mundo sem Empregos” do consultor americano Willian Bridges, relata um cenário que possivelmente estamos vivendo ou prestes a vivenciar: o fim da era industrial, o fim dos empregos.

Todos nós fomos criados com a mentalidade da Era Industrial, onde o emprego era sinônimo de estabilidade. O que vemos hoje, no entanto é um estrondoso aumento do desemprego, enquanto as pessoas empregadas se sentem obrigadas a trabalhar cada vez mais, por salários cada vez menores. Estamos acostumados a receber menos do que merecemos.

Segundo Jeremy Rifkin, autor do livro “O Fim dos Empregos” em 2020 virtualmente se esgotarão as possibilidades de emprego. Independentemente dessas provisões, que parecem plausíveis, é fundamental termos nossa percepção fundamentada na Era da Informação, pois este é o momento das pessoas se ocuparem com seus próprios negócios e não com o negócio dos outros, assim como no emprego tradicional da Era Industrial, como afirma Robert Kiyosaki, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”. Para ele se você está empregado, não importa quão alto seja seu pagamento, você está trabalhando pelas leis dos pobres.

Obviamente, nada disso faria sentido se fossemos felizes na carreira que optamos, no entanto o que vemos são pessoas muito mais conformadas que felizes. Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral apontou a busca do equilíbrio entre a vida profissional e familiar como a maior fonte de angústia dos executivos. Trabalhamos 12 horas por dia, damos o “sangue” para empresa em que trabalhamos e em alguns momentos priorizamos a vida profissional, esquecendo da pessoal. A vida vai passando e você esquece de ser feliz. Talvez você somente comece a se preocupar quando estiver com os cabelos grisalhos, sem forças e energias para jogar uma bola com seu filho, levá-lo na escola, acompanhar suas primeiras palavras, enfim, talvez você olhe para traz e diga que não valeu a pena ter perdido os melhores momentos de sua vida, de sua família, enquanto se labutava com problemas do trabalho em pleno fim de semana. Nenhum outro sucesso na vida compensa o fracasso no lar.



Agora, se você deseja mudar, existe uma nova profissão que atrai cada vez mais pessoas no mundo todo. O Profissional de Marketing Multinível ou Multi-Level Marketing, MLM’ers, como são chamados. O Empreendedor de Marketing Multinível trabalha como empresário autônomo, e representa uma determinada companhia executando seu plano de Marketing, divulgando seu produto ou serviço e a oportunidade de negócio oferecida pela empresa, bem como sendo responsável em treinar novos recrutas. É um trabalho que consiste em falar com pessoas e criar relacionamentos. O MLM’er trabalha a partir de sua casa, do lado de seus filhos e de sua família, e consegue criar gigantescos negócios ao redor do mundo, o que lhe permite obter altos rendimentos financeiros com uma qualidade de vida invejável.

Ser um MLM’er (empresário do Marketing Multinível) é realmente ocupar-se com seu próprio negócio. A grande maioria das pessoas, no entanto, não sabe ou não conhece o Marketing de Rede. Outros têm informações distorcidas e imaginam o Marketing de Rede como pirâmide ou qualquer outra coisa que tem como objetivo lesar os participantes.

Em sua dissertação de mestrado, defendida em 2001 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o tema O Sistema de Marketing de Rede: Uma Estratégia de Ação Mercadológica, Lilliana Alves Costa explica que o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que nenhum produto ou serviço real seja movimentado. Na verdade esses esquemas não têm um produto com função comercial legitima, e o número de recrutados é finito, conseqüentemente este esquema tem vida curta, e os que por último ingressarem, praticamente não possuirão nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou terem lucros com o negócio. Portanto, esquemas de pirâmides são ilegais.

A grande diferença para o Marketing de Rede é que neste último, são comercializados produtos e/ou serviços diretamente do fabricante para o consumidor através de um sistema diferenciado de Marketing, onde comissões e bônus são pagos sobre a venda desses produtos ou serviços e do recrutamento de novos participantes. É um método altamente eficiente para se recompensar distribuidores em vendas diretas de produtos e serviços para os consumidores.

As empresas sérias de Marketing de Rede se diferenciam de outros esquemas existentes no mercado (como pirâmides) por terem produtos e serviços de alta qualidade, requisitando apenas de um pequeno investimento inicial para entrar no negócio. É necessário também que haja um controle ético sobre os participantes da rede, ofertando treinamento para os distribuidores, bem como uma garantia de satisfação ao consumidor.

Muitas empresas têm surgido com a aposta no sistema de Marketing de Rede para distribuição de seus produtos ou serviços. Muitas delas têm buscado aperfeiçoar sistemas anteriores, eliminando defeitos e desvantagens. Um dos sistemas que mais se têm comentado no mundo dos MLM’ers é o Sistema Binário Automático, criado e desenvolvido por professores especialistas em Net Work Marketing da Universidade Americana Harvard, e já é reconhecido como o mais justo, seguro e lucrativo da atualidade. É pioneiramente utilizado no Brasil pela empresa Próativalife (www.proativalife.com) que comercializa um produto a base de clorofila, o Yin-Nutry.

Ao você se tornar um profissional de Marketing de Rede você estará tendo a possibilidade de uma renda extra, formará um excelente convívio social, dando crescimento a sua rede de contatos, terá uma estabilidade financeira por estar entrando em uma tendência de negócio para o futuro e terá uma flexibilidade de horário que o sistema permite, podendo priorizar mais a família, sua saúde, sua qualidade de vida, enfim, sua felicidade.

(Artigo publicado originalmente na Revista Marketing Meta Network – MMN, como matéria em sua 1ª edição em junho de 2006.)

18/05/06
*Diego Berro é palestrante nas aréas de Motivação e Qualidade de Vida. É considerado pelo Livro dos Recordes (http://www.rankbrasil.com.br/2005/917/default.asp ), (http://www.rankbrasil.com.br/2006/palestras_ministradas/) o Palestrante Profissional mais Jovem do Brasil. É um conferencista muito requisitado, o que confere à sua jovem carreira de apenas 5 anos números bastantes expressivos. Mais de 50 cidades percorridas, mais de 600 palestras realizadas e mais de 30 mil pessoas já assistiram ao vivo e se surpreenderam ao conhecer de perto as idéias apresentadas por Diego Berro, um palestrante que consegue unir conhecimento prático com conteúdo, bom humor e principalmente resultados, apresentando as idéias de forma simples, objetiva e descontraída. Tem nível superior incompleto em Enfermagem e é graduando em Administração de Empresas pela UniFAE - Business School em Curitiba PR. Alguns Clientes: Ambev, Perdigão, Odebrecht, Cargill, Mosaic, BS Colway Pneus, McLane do Brasil, UniFAE Business School, UFSM(Universidade Federal de Santa Maria),Grupo Águia, Metalúrgica Schiffer, Copel, etc...

“Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionando o autor e o site www.diegoberro.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail [email protected]
Autor: Diego Berro


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