EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SIM! SEXISTA: NÃO!



A educação é um direito humano substancial,
e como tal, precisa ser garantido universalmente



As conquistas das mulheres brasileiras em relação á educação, vêm crescendo consideravelmente e com isso, reduzindo significativamente o analfabetismo.
O numero de mulheres no mercado de trabalho, cresceu gradativamente e isso ocorreu devido à determinação para conquistar seu espaço, milímetro a milímetro, dentro e fora de casa, e especialmente do empenho em subir novos degraus de instrução.
Hoje o percentual de mulheres no topo da escolaridade supera os homens. O mundo vive um grande momento de atuação, conquistas, de lutas, empenhos feminino, que não podem mais ser ignorado.
Na esfera da educação, apesar desse enfrentamento, a mulher ainda é desvalorizada, discriminada, pois se depara com situações tais como: mesmo tendo mais escolaridade do que o homem, assumindo a mesma função, é menos remunerada, só pelo fato de ser mulher!
O trabalho doméstico, foi a primeira ocupação das mulheres brasileiras, a maioria de mulheres negras, com baixos salários, em geral não tem carteira de trabalho assinada, com elevada jornada de trabalho, com pouca qualificação e baixa proteção social.
A mulher alcançou sua cidadania, do ponto de vista formal, desde a nova constituição. Falta agora concretizar essa cidadania.
A política para educação inclusiva e não sexista deve garantir uma educação pública de qualidade a todas as mulheres, independentemente de gênero, raça, cor, etnia, sexo, origem, idade, religião, condição sócio econômica, portadoras de deficiência...
A educação para a igualdade de gênero, demanda formação constante, envolvendo gestoras (es), professoras (es), alunas (os).
Por fim, vale destacar que esses avanços conquistados pelas mulheres, demonstram que está havendo mudanças de comportamento e de mentalidades, há um olhar diferente por parte dos órgãos públicos, das empresas e por parte da sociedade para que juntos possam criar estratégias de diversidade e competência , e então alcançar o sucesso.
Autor: ÁUREA MARIA SOARES LIMA


Artigos Relacionados


Mulher, Do Sexo FrÁgil Às Conquistas

A Mulher Moderna: Conciliando O Lar E O Trabalho

Liderança Feminina

Dia Internacional Da Mulher

Politica De Gênero E Legislativo Pernambucano: Mulheres Na Política Pernambucana E A Incorporação De Gênero Nas Políticas Públicas De Esfera Local.

Dia Da Mulher

Mulheres No Mercado De Trabalho No Brasil - 2003 A 2008