Os Foragidos do Brasil



Os nossos leitores mais atentos já devem ter percebido que em toda edição do jornal A Notícia, há sempre uma matéria sobre foragidos presos pela Brigada Militar. Nesta edição, em especial encontramos três prisões, mas qual é o motivo de tantos foragidos estarem circulado? Quais as características comuns entre eles?
Existem vários motivos que levam a pessoa à situação de foragido, temos o foragido que está com uma condenação criminal e tem um mandando de prisão contra si, ou em atrazo com a pensão alimentícia aos filhos, também aquele que foi condenado a cumprir pena no regime semi-aberto ou progrediu para este regime e não retornou mais para a prisão, ficando, a partir deste momento, no sistema de informações da Secretaria da Justiça e Segurança na situação de foragido.
Se todos os foragidos existentes hoje fossem presos, não haveria espaço em nossos presídios, ou seja, estar na situação de foragido, nos parece, que é uma conseqüência da precária situação do nosso sistema penitenciário, quem fica fora da cadeia esta no lucro, pois se não for preso dentro do prazo de sua condenação o Estado deixa de ter o direito de prendê-lo, além disso, quem é foragido está dentro das previsões para tanto – imaginemos - se os presídios não tem condições físicas de manter ele preso, a situação de foragido torna-se um rótulo para a pessoa que naquele momento não esta presa, como uma ciranda, hoje estou preso, amanhã vou para o semi-aberto, então vou fugir, (se tornando foragido) e se a polícia me prender retorno ao regime fechado por alguns dias até ficar novamente foragido.
Para ilustrar com números, recorremos ao site www.opineanoticia.com.br , do dia 12 Jul 06, ele afirma que o sistema carcerário brasileiro tem 252 mil presos e somente 175 mil vagas, ou seja, quem está preso esta apertado.
No Site www.ucamcesec.com.br podemos extrair que no ano de 1995 haviam 150.000 presos, e hoje cerca de 252.000, um aumento de mais de 100.000 presos em pouco mais de 10 anos. Com relação aos foragidos, se considerado algumas estimativas, podemos afirmar que temos a mesma quantidade de foragidos nas ruas que pessoas presas encarceradas.
Enfim, prender foragidos esta longe de ser a solução para a violência, a solução passa pelo esforço dedicado, na ressocialização do preso, na construção e qualificação de escolas, no redicionamento de menores infratores para salas de aulas.
Autor: Geverson Aparicio Ferrari


Artigos Relacionados


Indulto Ao Preso Um Dilema?

O Crime E A Pena - A Impunidade E A Morte

A Ressocialização Do Preso Em Uma Sociedade Injusta

Homens Presos Nas Ruas

A Ressocialização Do Preso Brasileiro

Despreparo Policial: Abuso De Autoridade

A Concessão De Saídas Temporárias Para Presos, Na Quantidade Fixada Pela Lei De Execução Penal é Justa?