VOCÊ SABE SE COMUNICAR EFICAZMENTE? PARTE I



Preencha o questionário e veja se você sabe se comunicar eficazmente em seu ambiente de trabalho.
S = SIM N = NÃO

1. Você tem o hábito de virar-se ou mexer-se enquanto o interlocutor está conversando com você? S N

2. Você solicita uma nova explicação ou repetição de algo que não tenha entendido bem? S N

3. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando? S N

4. Ao final de uma conversação, você repete ao interlocutor os detalhes mais importantes, visando confirmar o que foi entendido? S N

5. No decorrer de um diálogo, você faz perguntas objetivas que esclareçam melhor e façam fluir o assunto S N

6.Você demonstra ter um interesse real no que o outro está dizendo? S N

7. Em meio a um diálogo você, às vezes, aproveita o tempo e faz uma ou outra ligação telefônica? S N

8.Você utiliza com freqüência jargões técnicos ou gírias ao se dirigir às pessoas? S N

9.Durante uma conversa você às vezes pára e diz: O que era mesmo o que eu estava dizendo? S N

10. Você escolhe sua linguagem de acordo com o conhecimento ou o nível intelectual da outra pessoa? S N

11. Você gosta de dar explicações longas ou falar demoradamente sobre cada item de uma conversação? S N

12. Você sempre procura o momento e o ambiente mais adequados para comunicar-se? S N

13. Você tem o hábito de prestar atenção às mensagens não-verbais (gestos, postura, expressão facial etc.) da outra pessoa e o que elas podem significar? S N

14. Você é costumeiramente seco ou reservado
(fala por monossílabos)numa conversação? S N

15. Em sua comunicação você sempre é coerente entre sua linguagem verbal (o que você diz) e não-verbal (o que você demonstra através de gestos, expressões faciais etc.)? S N

16. No seu entender, O QUE se diz é mais importante do que A MANEIRA como se diz algo? S N

17. Você tem o hábito de fazer anotações sobre os itens mais importantes de uma conversação? S N

18. Você demonstra irritação, aborrecimento ou excitação quando o ponto de vista de outra pessoa difere do seu? S N

19. Quando fala com alguém, você fica atento às indicações da outra parte do que está sendo entendido por ela? S N

20. Antes de se comunicar, suas próprias idéias sobre o que pretende dizer e o objetivo a ser atingido com isso estão sempre bem claros para você mesmo? S N

Faça Sua Avaliação
Conte pontos apenas para as seguintes respostas:
Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões:
1, 3, 7, 8, 9, 11, 14, 16, 18.

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 2, 4, 5, 6, 10, 12, 13, 15, 17, 19, 20.

TOTAL DE PONTOS_______

Critérios de Avaliação

De 18 a 20 pontos. Ótimo. Você conhece as bases da boa comunicação, sabe o que e quando falar; sabe também quando e como ouvir.

De 15 a 17 pontos. Você sabe se comunicar e atinge bons resultados, mas ocasionalmente comete alguns tropeços.

De 12 a 14 pontos. Você é um comunicador médio. Deve melhorar muito mais seguindo as sugestões que serão dadas no próximo artigo.

Abaixo de 12 pontos. Você tem grandes dificuldades de comunicação, o que deve, muitas vezes, tornar improdutivas suas reuniões e instruções. Procure conhecer todos os itens das sugestões do próximo
artigo e tente aplicá-los no seu dia-a-dia. Persevere e você melhorará bastante.

Comunicação É, com Certeza, Alicerce de Todo o Entendimento.

Isso vale tanto para a vida espiritual quanto material, para a vida pessoal quanto para grupos e organizações. Tudo no universo se comunica: plantas, animais, seres humanos e celestiais. Começa com o choro de um bebê que tenta transmitir uma necessidade ou estado de espírito, continua em nossas atividades cotidianas, até culminar em algo sublime como o Sermão da Montanha.

Costuma-se dizer que estamos na era da comunicação, mas isso é só meia verdade.Estamos na realidade, na era dos meios de comunicação, mas as pessoas continuam tão – ou até mais – isoladas do que antes, porque vive-se em geral o clima da incomunicabilidade.Há um diálogo de
surdos, em que as pessoas falam em faixas de onda diferentes.Chega-se ao paradoxo de se conviver sem se comunicar; estar-se junto sem se fazer companhia; há presença física e ausência de comunicação.

Paradoxalmente, no entanto, a comunicação é a atividade mais comum de qualquer chefe. Estudos revelam que o gerente passa, em média, 75% do seu dia comunicando-se com os outros, isto é, enviando e recebendo
mensagens das mais variadas formas.

No próximo artigo - Você Sabe se Comunicar Eficazmente? Parte II - darei várias sugestões sobre como ser mais eficaz no processo de comunicação e obter resultados efetivos.

Ernesto Artur Berg.
Autor: Ernesto Artur Berg


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