Humildade



PROVÉRBIOS 22.4 O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.

Juízo e Misericórdia

Daniel 9: 4-10

Muitas vezes perdemos a medida de quem somos e começamos a observar quem os outros são. E quando isso acontece, desviamos os nossos passos das veredas do Senhor e nos encaminhamos por outros caminhos que são muito ruins.

A medida de nosso julgamento, em qualquer coisa, deve ser Jesus Cristo e a Palavra de Deus. Ela que nos dá o equilíbrio necessário.

O que é que Ele, o Mestre, nos ensina?

  1. Somos proibidos de expressar o nosso julgamentoMateus 7:1,2: Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
  2. Somos indesculpáveis ao julgarRomanos 2:1: Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
  3. Não é nossa prerrogativa: Romanos 14:4: Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.
  4. Julguemos a nós mesmosRomanos 14:12,13: Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
  5. Desconhecemos muitos fatosI Coríntios 4:5: Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
  6. Seria presumirmos demaisTiago 4:12: Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

Nos textosselecionados,vemos o profeta Daniel reconhecendo os pecados do povo e se incluindo na confissão. Não houve julgamento por parte dele, ao contrário, houve contrição e arrependimento. Isso significa que devemos, diante de Deus, nos humilhar. Tiago 4:10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará , Tiago nos exorta a isso. Somente assim reconheceremos o nosso lugar, o de nosso semelhante e o de Deus em nossas relações.

Da mesma forma, em Lucas 6.36 e 376 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;, Jesus reafirma sua postura em relação ao julgamento. Ele nos ordena, nos conclama a sermos misericordiosos, aliás, "bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt 5:7). Ser misericordioso é ter um coração que se compadece, que sente a dor do outro. Um amor que vem do alto, não um amor natural.

Portanto, não devemos e não podemos nos colocar em posição de destaque, sejamos nós quem quer que sejamos, pastores, líderes e liderados, pais ou filhos.

O orgulho espiritual em nada tem contribuído para o crescimento do Reino de Deus. Ao contrário.Esta atitude éatitude do fariseu, quando orava: Lucas 18:11 e 12 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Apocalipse 3.17pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

Portanto, busquemos a orientação de Deus a fim de sermos misericordiosos e não juízes de nossos irmãos. Busquemos pois, andar conforme um cristão deva andar, pois de nada adianta uma casa cheia de pessoas sem testemunho de cristão.

Nossa consciência é o nossomaior testemunho. Dos nossos erros tiramos lições , e as lições servem para testificarmos que somos agentes de transformação de conduta e ética.

A ética do cristão é pautar pelos mandamentos e os mandamentos nos instruem a sermos divulgadores da verdade. Verdade proclamada pelo Messias da transformação. Não adianta nada dizermos queos evangélicos cresceram em número, se nãohá mudança aparente em nossa sociedade. Ficamos somente nos cutucando, cada um procurando ser melhor ou maior que o outro e nãodemonstramos a transformação que a Palavranos traz.

Caminhamos pela misericórdia de Deus, mas temos a tendência a ficarmos querendo saber quem é o melhor e o maior.Esquecendo-nos que o maior deva ser Jesus Cristo. Ele foimisericordioso, morrendo por nós. Se dependesse da misericórdia humana, estaríamos todos condenados, pois os homens sendo maus, e , sendo maus, sem os frutos do Espírito, não haverá misericórdia neles. A não ser pela graça de Deus.

1ª PEDROnos diz: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

O Homem não entende o homem. Por isso o julga. Deus nos conhece e nos concede misericórdia. Eis que na família espiritual de Deus, ninguém tendo fé, não ande em desobediência.

2ª CORÍNTIOS 5: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

ORAÇÃO: "DEUS, CAPACITA-NOS A ENTENDER A SUA MISERICÓRDIA, PARA QUE POSSAMOSVIVE-LA"

Pr.Virgílio Torres- Ribeirão Preto-SP

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr- 09.03.2006


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Mensagem Para A Paz E Comunhão

Angústia

A Espera (ii)

Sorrir é Ser Feliz

Bonita MoÇa Triste, Sorria!

O Mistério Indecifrável Da Intermitência

Deus O Criador