A NOVA DINÂMICA NA ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
Prof. Múcio Morais
Administração por períodos, lucro ou prejuízo?
Estamos condicionados a administrar os diversos aspectos que envolvem nossa existência com base em conceitos herdados e implantados ao longo do tempo. Um desses conceitos é o que chamo de “administração por períodos” O que é isso? É a nossa ação ou falta dela sempre com base em eventos e datas, por exemplo: Diz-se que o Brasil só funciona depois do carnaval, isso transforma o início do ano em um período quase improdutivo, Equipes de vendas paradas, cheias de desculpas, quebradas...Empresas correndo atrás dos bancos em busca de endividamento para cobrir o “inevitável” buraco... Gerentes de férias, concordando e transferindo informações de inércia aos seus comandados, afinal de contas o início do ano é improdutivo e o Brasil só funciona depois do carnaval, etc, etc, etc. Pois bem, perdemos dois meses do ano com essa conversa, ao invés de administrar, planejar e executar ações específicas para este “momento”. Deixamos para depois e o que se observa é o verdadeiro sufoco que empresas e profissionais passam nesta época do ano. Pura crendice que só faz aumentar o mito e só traz mais prejuízos. Isso também acontece em outros etapas do ano, outubro e novembro? Estamos nos preparando para o Natal, estamos mesmo? E esses 50, 60, 70% de aumento nas vendas compensam a inércia dos outros meses? Serão estes picos de vendas mais importantes que a manutenção, a seqüência e o equilíbrio? Administrar somente com foco em picos, períodos ou momentos é no mínimo um contra-senso. É preciso uma administração voltada para um padrão que sustente a necessidade da empresa e dos seus profissionais, caso contrário você terá que mover montanhas mesmo nos períodos de “picos”. Os altos e baixos em quaisquer atividades ou relacionamentos somente provocam desgastes, desânimo e frustrações. O Planejamento, a motivação, e as ações empresariais precisam existir e sobreviver acima destes eventos, fazer ou deixar de fazer pela ansiedade que estes “picos” provocam geram muito mais prejuízos que os tais aparentes super lucros. Quer algumas dicas?
1. Seja prático, desenvolva um processo que traga equilíbrio a sua empresa e inclua os tais “períodos” em planejamentos específicos, mas não crie falsas expectativas ou provoque ansiedade desnecessária, use a ansiedade destes momentos como fator adicional de motivação.
2. Ensine sua equipe a tirar vantagens das “entresafras”, treine-os na psicologia de vendas, demonstre como funciona a mente do consumidor e mantenha-os com foco e vendas, não em fases. Desenvolva a mentalidade de “equilíbrio, padrão, manutenção e seqüência” ajude-os a ter sucesso continuado.
3. Não baixe a guarda em tempo algum, especialmente depois dos tais picos quando vem uma quase inevitável sensação de “dever cumprido”. Nesses momentos motive pelo reconhecimento e desafie à manutenção e equilíbrio.
4. Aprenda a ver a vida como “um dia depois do outro” aproveite os dias ao invés de viver a ansiedade de um único dia. O Natal é no dia 25 de dezembro, antes, depois e até neste dia se pode fazer muita coisa, então faça.
5. Aprenda a olhar e construir no hoje. Não “dope” sua equipe com falsos estímulos, o preço pode ser alto demais e os efeitos colaterais quase incontornáveis.
6. Tenha uma orquestra afinada, pronta a tocar bem o ano todo.
Prof. Múcio Morais
Autor: Múcio Morais
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