É O FIM DA PICADA...



Prof. Múcio Morais

Uma publicação voltada para área de recursos humanos, enviou para milhões de assinantes nesta semana um artigo intitulado: VOCÊ É VALORIZADO PELA SUA EMPRESA?

É evidente que como profissionais, todos queremos ser valorizados, reconhecidos e devidamente remunerados, mas a questão que levanto ao perceber não somente este artigo mas outros também recentes é que embora de forma muito sutil, o chamado "mercado de trabalho" está mudado, isso mesmo, não mudando mas mudado, especialmente no que diz respeito a valorização.

O que vou descrever aqui é uma faca de dois gumes, mas o profissional atual precisa aprender a conviver com os riscos e ambiquidades de qualquer profissão.

Creio que a pergunta mais adequada hoje é: VOCÊ TEM VALOR PARA SUA EMPRESA?
Explico: Estamos acostumados com a tônica da reivindicação e da cobrança em cima das empresas, é quase como se disséssemos diariamente: MOSTRE-ME O QUANTO VOCÊ ME VALORIZA e eu te darei o meu trabalho. Certamente é por isso que a cada dia diminui o número de profissionais que permanecem, crescem e vencem nas empresas; Creditamos o "turn over" a uma série de circunstâncias profissionais e mercadológicas, mas afirmo que nenhuma circunstância é maior do que a falta de comprometimento e intensidade por parte dos profissionais em demonstrar o seu valor como trabalhador, gente e amigo da empresa. Na verdade grande parte dos profissionais que deixam as empresas são facilmente substituídos, algumas saídas são até mesmo festejadas; Se houve competência, faltou relacionamento; Se houve conhecimento, faltou compromisso; Se houve assiduidade, faltou assertividade; Enfim, existe uma desfragmentação no que diz respeito ao crescimento humano, muitas vezes valorizamos em demasia uma determinada área em detrimento de outras e o que acontece é um desequilíbrio entre as bases fundamentais de qualquer profissional, que em minha visão são formadas por: 1. Conhecimento, 2. Competência,
3. Compromisso e 4. Crescimento humano (Relacionamentos).
Dificilmente um profissional atento ao seu todo não terá o seu valor reconhecido e se isso acontecer, também não terá maiores dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho. Os profissionais de RH que atuam em seleção estão cada vez mais atentos às características de caráter, a pergunta é: Quem estamos trazendo para dentro de nossa empresa? Se houver dúvidas na resposta, o candidato estará fora.
Se vale como dica, em sua próxima entrevista "como contratante" inclua esta pergunta: O que as pessoas em minha empresa podem esperar de você? Entenda especialmente que a qualidade humana do candidato não se mede somente pelo currículo, contrate alguém que antes de reivindicar ser valorizado, demonstre seu próprio valor para a empresa, e isso, em todos os setores de atuação, principalmente com as pessoas (colegas e clientes), que são o objetivo inicial e final de qualquer empreendimento.

Sucesso para todos !

Múcio Morais
Consultor
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


A Ética E O Profissional ContÁbil.

Outsourcing – Por Que Terceirizar Na área De Tecnologia?

Empregabilidade No Mundo Moderno

Mude Sua Empresa. VocÊ Tem EficÁcia Competitiva?

VocÊ Gosta Do Que Faz?

A Importancia Do Profissional Bilingue No Mercado De Trabalho

Marketing Pessoal - Um Bom Profissional Com Uma Boa Imagem