CONTABILISTAS E A CONQUISTA DO NOVO MERCADO I



Prof. Múcio Morais... (31) 3082-7271 ...

Quem é o Contabilista? O popular conhecido Contador. Como e onde ele atua? Qual a real necessidade de seus serviços? Qual a diferença entre contador e Consultor? Qual é o seu mercado e como conquista-lo? Quais as melhores ferramentas disponíveis hoje? São estas e muitas outras questões com as quais temos nos deparado em nossas palestras de Marketing Pessoal e Conquista de mercado. Muitos contabilistas desconhecem a própria identidade e daí para o insucesso é um pulo. O Marketing pessoal tem, necessariamente que partir de uma identidade profissional forte e consolidada.

Durante anos foi formada uma cultura “do mal necessário” quando se falava do Contabilista. Ah, sim, é aquele camarada que conhece os caminhos da burocracia, sabe quais e como preencher as guias de pagamentos de impostos e normalmente manda um boy passar pela empresa para buscar os cheques. Ah, já ia me esquecendo...
Também cuida da “papelada” das admissões e demissões. Ufa, menos mal.

Conheço pouquíssimos Contabilistas que estão satisfeitos com seus resultados profissionais. E olha que eu conheço muitos.

SABE PORQUE? Eles mesmos compraram esta idéia assustadora do contabilista, agem e se comportam exatamente desta forma. Não fazem um mínimo de esforço para pelo menos parecer o que realmente eles deveriam ser.

RESPOSNDENDO:

QUEM É O CONTABILISTA? É o profissional técnico em operações administrativas diversas e legislação empresarial (incluo aqui tributária, trabalhista, comercial, importação, exportação etc) com conhecimento e habilidades para orientar o empresário em todos em estágios de seu empreendimento. ESTA DEVE SER A VERDADE ou parte dela. ESTA DEVE SER A SUA IMAGEM. Esta imagem agrega, atrai, comunica competência e importância.

COMO E ONDE ELE ATUA? Atua na condução dos processos de formação, organização e gestão de empresas e profissionais liberais.

QUAL A REAL NECESSIDADE DE SEUS SERVIÇOS? Sem entrar nas questões legais da necessidade de um contabilista no acompanhamento técnico de balanços e responsabilidade sobre ações fiscais e tributárias. Este profissional é indispensável por sua capacidade de percepção e diagnóstico rápido para ações empresariais. Um bom profissional de contabilidade acompanha a legislação, os movimentos de mercado, as tecnologias de gestão e é habilitado para orientar as empresas em seus processos administrativos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONTADOR E CONSULTOR? Um Contador é especialista. Lida com questões Contábeis, fiscais, tributárias, trabalhistas e algumas outras. Sendo o melhor consultor nestas questões. O CONSULTOR é, em geral um generalista. Um estudioso. Pode se especializar em uma ou mais áreas como vendas, logística, RH, comportamento, motivação etc. (Muitos Consultores têm Contadores em sua equipe, este, por exemplo, é o nosso caso).

QUAL É O SEU MERCADO E COMO CONQUISTA-LO?
Se você é um recém Contador ou estudante garanto que esta é a resposta que mais lhe interessa. OK. VAMOS ÀS REPOSTAS:

Quem é seu público? Empreendedores, Empresários e Futuros empresários e profissionais.
Onde eles estão: Empreendedores (em formação) geralmente são encontrados em incubadoras, sebrae, mailing´s de novos financiados em bancos e instituições de crédito públicas e privadas, estudantes do último período de diversos cursos (especialmente aqueles cujos formandos se tornarão, em sua maioria, autônomos), mailing de conselhos, sindicatos e associações. Palestras, cursos, congressos voltados para empresários/empreendedorismo etc. VOCÊ JÁ ESTEVE NESTES LUGARES FAZENDO SUA PROSPECÇÃO?

Também estão nas empresas, escritórios, consultórios, onde você poderá fazer um trabalho de cartões (entregando cartões e/ou folders demonstrando seus serviços) captando clientes e indicações quentes. Quer uma idéia? Leve um artigo sobre uma alteração, procedimento etc que atinja um determinado tipo de empresa, por ex. médicos, entregue este artigo com seu cartão ou folder oferecendo seus serviços. Fique de olho as oportunidades aparecem todos os dias.

OUTRAS DICAS:

IMAGEM: Mude a imagem. Sabe aquele Contador descabelado, amarrotado, mal humorado e reclamão? Sem chance. O Novo contabilista precisa se apresentar ao mercado como um(a) executivo(a) de gestão. Você sabe como um executivo se veste? Vista-se exatamente assim. Seja alegre, positivo e faça se Mkt pessoal construindo relacionamentos.

CARTÕES E FOLDERS: Tenha seu cartão em mãos, entregue-o em todo lugar que estiver.
Case: Um amigo meu estava no banco, tentando resolver uma situação. Ao mesmo tempo também estava com um envelope contendo documentos de baixa de sua empresa. Conversando na fila com um jovem descobriu que se tratava de um contador, pois este lhe deu um belíssimo cartão e ofereceu seus serviços. Resultado? Aquele jovem contador já saiu com o envelope do meu amigo debaixo do braço e se tornou o contador dele. MKT pessoal, o jovem estava de terno, impecável, uma bela pasta, cabelos bem penteados e um sorriso estilo Tarcísio Meira, preciso falar mais? O Cartão deve ser formal, uma logomarca inteligente e papel de qualidade. O Conteúdo deve ser “limpo” nome, tel, e-mail /site. Resuma seus serviços em uma ou duas frases ou em forma de tópicos. Folder: É uma excelente ferramenta. Utilize o formato 10X21 em papel couchê. Peça ajuda a um design.

SITE: Monte um site com as informações básicas de seu serviços colocando informações sobre legislação, principais datas de vencimentos, links importantes (IRPF, IRPJ, FGTS, INSS, Prefeituras etc.) e se puder, escreva alguns artigos utilizando como argumentação as questões apresentadas por seus clientes.

OK. Vou parar por aqui. Farei outros artigos nesta mesma série. Estamos costurando uma parceria com a Prosoft (31) 2111-0202, (www.prosoft.com.br) para patrocinar artigos, treinamentos de MKT pessoal em universidades e outras situações favoráveis a estudantes e a classe contábil. Aguardem!

Próximo artigo:
CONTABILISTAS e as melhores ferramentas disponíveis hoje?

Sorte a todos!
Prof. Múcio Morais
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


Ética Na ProfissÃo ContÁbil

Perfil PsicolÓgico Do Profissional De Contabilidade

Marketing Pessoal - Um Bom Profissional Com Uma Boa Imagem

Monografia Responsabilidade Civil

Valorização Do Profissional Contábil

Mude Sua Empresa. VocÊ Tem EficÁcia Competitiva?

Marketing Pessoal