Inovação tecnológica, um axioma no cotidiano atual.
Atualmente, a tecnologia da informação está enraizada em praticamente todos os segmentos do mercado, modificando definitivamente a maneira com que as pessoas interagem e as empresas fazem negócios. É instigante imaginar, por exemplo, que o principal mercado concorrente das empresas de aviação é a indústria de telecomunicações, com suas ferramentas de vídeo-conferência e VOIP, já que muitos executivos deixam de viajar pela comodidade que este recurso proporciona. Ainda podemos citar a Internet com suas ferramentas de RSS, blogs, Orkut e My Space. E todos esses aplicativos inovadores ilustram como a tecnologia vem sendo crucial no mundo dos negócios.
Esta revolução cultural que está emergindo em todos os continentes, atesta o quanto o fator tecnológico está presente, e cada vez mais, na vida pessoal e profissional de cada indivíduo. No Brasil, já existem mais telefones celulares do que aparelhos fixos, e essa estatística inexistia há 5 anos. Isso demonstra a rapidez que a inovação tecnológica tem em se sobrepujar aos meios tradicionais.
Informações sobre a inserção tecnológica no mundo dos negócios ratificam que os gestores devem priorizar a adequação de suas estratégias empresariais ao mundo interligado, interdependente e globalizado em que vivemos. Cada vez mais, novos softwares e hardwares destroem criativamente o formato dos negócios, obrigando todos os competidores da indústria a se adaptarem à nova forma de lidar com as mudanças.
Dentro deste cenário, inovações tecnológicas devem ser muito bem vindas. Todos os mecanismos que promoverem mudanças significativas de maneira benéfica ao core business da empresa, devem ser encarados como elementos essenciais a serem incorporados à rotina da organização a fim de promover um choque de criatividade no que tange todos os processos no ambiente corporativo. Neste sentido, vejo a evolução da gestão como capital para a promoção de novos patamares de negócio e a inovação é definitivamente a chave para tal mudança.
Autor: Felipe Silveira Ramos
Artigos Relacionados
Inovar é Preciso, Mas é Pouco Difundido.
Pesquisa De Mercado - A Ferramenta
Tecnologia Da Informação Reduz Custos Para Micro E Pequenas Empresas
Marketing Eletrônico, O Desdobramento De Um Novo Mercado
Unijuí-teoria De Administração
Ti-ti-ti Comercial
EstratÉgias Emergentes E Empreendedorismo: ContribuiÇÃo No Processo Do Aprendizado Organizacional