Aspectos fundamentais na construção de um processo de database marketing.



Através de uma visão histórica, o processo mercadológico vem sendo administrado através de uma ótica focada em produtos. Atualmente, em decorrência de as empresas estarem desenvolvendo cada vez mais produtos e serviços personalizados, estabelecendo novos canais de distribuição e comunicação bem como, múltiplas estratégias de fixação de preços, a complexidade de gestão do processo mercadológico está ficando cada mais acentuada.
Dentro deste panorama, sugere-se que novas métricas sejam implementadas a fim de reorganizar as verbas destinadas para marketing, objetivando alocar uma maior fatia de recursos para atividades com melhor retorno sobre os investimentos (ROI), ou mesmo, agregando maior valor para os clientes vitalícios (life time value - LTV). Através de atitudes como repensar a alocação de verbas mercadológicas, propõe-se uma visão sobre a eficiência da gestão de marketing através da constante análise de ROI das suas ações, sempre desenvolvendo estratégias que foquem o longo prazo, especialmente, a retenção de clientes em um âmbito vitalício.
Nesta perspectiva, o surgimento do banco de dados como tecnologia e a sua descoberta pelos profissionais de marketing, tornaram possível o desenvolvimento de um conceito que é hoje, pilar para qualquer atividade de marketing de relacionamento, o database marketing ou marketing com banco de dados. Esta combinação de marketing com banco de dados (database), envolve a gestão de um sistema computadorizado em tempo real que contempla dados relevantes sobre os clientes, pesquisas e informações sobre consumidores potenciais. Através destes processos baseados em tecnologia da informação (TI), as empresas possuem recursos muito mais fidedignos para identificar os clientes mais reativos e assim poder desenvolver transações com maior poder de significância para cada cliente e, desta forma, firmar relacionamentos de longa duração objetivando a repetição de negócios entre cliente-empresa. Desta forma, percebe-se que o gerenciamento do marketing com banco de dados, permite aos profissionais de mercado, manter um constante registro de informações a respeito das transações realizadas e assim, transformar os dados gerados nas relações de compra e venda em informação competitiva para melhor guiar as suas estratégias de negócio.
A partir da premissa de que o database marketing oferece aos profissionais de marketing maior apoio na tomada de decisões estratégicas, o banco de dados deve conter todo o tipo de informações relevantes a respeito dos consumidores da empresa. Com base nestes dados, os gestores poderão planejar e implementar um relacionamento individualizado com seus clientes, oferecendo produtos e serviços personalizados e concebidos a partir das informações fornecidas pelos mesmos. Entretanto, é fundamental saber que o banco de dados de uma organização é somente uma ferramenta, e que por si só não traz benefício algum.
É mister atentar para o fato de que, para alcançar o processo de marketing com banco de dados, uma empresa precisa fazer com que o seu database seja parte de uma estratégia competitiva integrada de marketing, concebida com o objetivo de adquirir dados fiéis e relevantes de seus clientes, estruturando um processo de retenção de consumidores, motivando seus clientes a realizarem transações comerciais e tornando a equipe de vendas comprometida com o processo de marketing de banco de dados como um todo.
Autor: Felipe Silveira Ramos


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