Os 3 Cérebros (teste quociente tricerebral)



Existem basicamente três tipos de pessoas: as Emocionais, as Mentais e as Ativas. Cada uma delas com suas características, motivações e reações diferenciadas.
Todos nós sofremos a interferência de uma determinada parte de nosso cérebro, o objetivo deste artigo é aplicarmos um pequeno teste de QT (Quociente Tricerebral), para podermos nos auto conhecer e observar onde estamos falhando em nossas ações.

Os Três cérebros são: Reptiliano, Límbico e Neo-córtex.
• Reptiliano - Parte interna do cérebro nos mamíferos, que se pode simplificar dizendo que corresponde ao cerebelo que é o “único” cérebro dos répteis. É responsável pelo comportamento agressivo de luta de reprodução e sobrevivência, pelo estabelecimento de hierarquias sociais, (poder) e os rituais correspondentes. Nele ocorrem também os padrões automáticos, os hábitos e as rotinas. Foco Ativo.

• Límbico - Segunda camada do cérebro, onde se encontram, dentre outras, as estruturas do tálamo e hipotálamo; comum a todos os mamíferos, é responsável pela emoção, comportamento e controle do sistema nervoso autônomo. É também conhecido como o cérebro do sentimento. Foco Emocional.

• Neo-córtex - Camada mais externa e evoluída do cérebro, típica dos mamíferos superiores e do homem: racionalidade, linguagem conceitual, verbal e simbólico. É chamado de “cérebro inteligente”, mesmo porque, os seus neurônios altamente especializados, lhe possibilitam múltiplas tarefas simultâneas. Foco Mental.

Todas as pessoas, logicamente, possuem os três cérebros e os utilizam quando convenientes em cada situação da vida. Ou seja, em momentos de vida ou morte, por exemplo, estaremos sob a interferência de nosso cérebro instintivo, o reptiliano, que sem pensar ou sentir, toma uma atitude “rápida e rasteira”.

Se pesquisarmos mais sobre estes três centros de comandos, podemos obter conclusões sobre o padrão de ação de cada pessoa. As diferenças entre elas, muitas vezes, são gritantes. O mais interessante é que todos temos os três cérebros, porém encontramos em um deles, nosso conforto e segurança.
Conhecendo os três cérebros:

Para você se conhecer e aquilatar o poder de seus três cérebros, vamos oferecer um exercício que se chama o Revelador do Quociente Tricerebral que foi estruturado por Waldemar De Gregori (in Construção Familiar-Escolar dos Três Cérebros). O exercício consta de 27 itens em que você deve se auto-avaliar. As notas obedecerão a escala de 1 (menor) a 5 (maior).

Obs.: Em uma folha de papel anote a cada pergunta seu símbolo [(q), (t) ou (c)] e ao lado numere a nota de 1 a 5. Tente ser o mais verdadeiro em suas respostas, o teste não visa excluir pessoas, apenas avaliar você mesmo.

QT - Revelador do Quociente Tricerebral

01 Você confere os dados de uma passagem, de uma nota, de uma conta? Ao fim do dia, da semana, de uma atividade, você faz revisão, avaliação? (q)

02 Em seu quarto, em sua casa tem ordem? Costuma prever o onde, o quando, o como, o curso, o resultado do que pretende fazer? (t)

03 Você crê em alguma força maior, como o amor, a vida, alguma entidade superior? Você crê que faz parte de um todo maior, invisível, espiritual? (b)

04 Você anda alegre, gosta de brincadeira, piada, festa? Você é otimista apesar de tudo? (b)

05 Numa discussão, você tem boas explicações, tem bons argumentos, sabe rebater? Sabe levar adiante uma discussão com paciência? (q)

06 Você tem pressentimentos, previsões ou sonhos que se cumprem? Você tem estalos, insights, idéias luminosas, para resolver seus problemas? (b)

07 No relacionamento afetivo você entra pra valer, com romantismo, com paixão? (b)

08 Você fala bem em grupo, tem bom vocabulário, tem fluência e correção gramatical? Você sabe convencer os outros? (q)

09 Ao falar, você gesticula você olha todas as pessoas, você movimenta bem e com elegância todas as partes do corpo? (b)

10 Você é capaz de pôr-se no lugar de outrem, de imaginar-se na situação de uma outra pessoa e sentir como ela se sente? (b)

11 Diante de uma situação, você combina os prós e os contras, você faz diagnósticos realistas, faz julgamentos bons, acertados? (q)

12 Ao narrar algum fato você dá muitos detalhes, você gosta de descer às minúcias, aos pormenores? (q)

13 Quando compra ou vende, você se sai bem? Se tivesse um negócio, você teria êxito financeiro, saberia ganhar e multiplicar dinheiro? (t)

14 Você gosta de modificar a rotina do dia-a-dia, do ambiente? Você acha soluções criativas, originais? Gosta de andar inventando? (b)

15 Você controla seus ímpetos? Pára e pensa antes de agir? Pensa nas conseqüências antes de agir? (q)

16 Antes de tomar uma informação como certa, você se dedica a coletar mais dados, a ouvir o outro lado, a averiguar as fontes, a buscar comprovação? (q)

17 Como vão suas mãos em artesanato, consertos, uso de agulhas, facas, serrote, martelo, ferramentas, jardinagem, habilidades manuais? (t)

18 Frente a dificuldade, você tem capacidade de concentração, dedicação continuada, você tem boa resistência, agüenta muito? (t)

19 Na posição de chefe, você sabe dividir tarefas, calcular o tempo para cada coisa? Sabe dar comandos curtos, exatos, e cobrar a execução? (t)

20 Você gosta de decoração, arrumação de ambientes? Você se arruma bem? Você presta atenção a um pôr-do-sol, a um pássaro, a uma paisagem? (b)

21 Você tem atração por aventuras, por desbravar caminhos, por tarefas desconhecidas, pioneiras, que ninguém fez antes? (t)

22 Você se autoriza a questionar pessoas e informações de TV, jornal, de política, religião, ciência, e denunciar seus interesses disfarçados? (q)

23 Você consegue transformar seus sonhos e Idéias em fatos, em coisas concretas? Seus empreendimentos, suas iniciativas, progridem e duram? (t)

24 Você fica imaginando o que poderá acontecer no ano que vem, daqui a 10 anos, e nos possíveis rumos dos acontecimentos? (b)

25 Você se dá bem com a tecnologia, gravador, máquina de lavar, calculadora, máquina fotográfica, cronômetros e os botões da eletrônica? (t)

26 Você é rápido (a) no que faz? Resolve logo? Termina bem o que faz e no prazo certo? Seu tempo rende mais que o de seus colegas? (t)

27 Quando se comunica, você usa números, medidas, estatísticas, matemática, além do palavrório popular? q)


Vamos, agora, à apuração e interpretação do exercício.

1. Some as notas de todos os (q) e escreva o escore; some também as notas de todos os (t)e (b).

2. Observe os seguintes critérios:

2.1 A média está entre 28 e 35 pontos.
2.2 Abaixo de 28 é fraco, sendo 9 o mínimo.
2.3. Acima de 35 é forte, sendo o máximo 45 pontos.
2.4 Os três processos não podem ter pontos iguais, pois se anulam, sofrem de impasse; nem mais de 07 pontos de diferença entre si pois ficam desproporcionais.

2.5. Se o escore de um processo mental está muito abaixo de 27 pontos, ou seja, baixando em direção ao 9, trata-se de atrofia, excepcionalidade negativa; se o escore for acima de 35, aproximando-se de 45, trata-se de superdotado, excepcionalidade positiva. É impossível ser superdotado nos três processos.

2.6. Não dê muito valor aos resultados. Na primeira vez, as pessoas fazem infravalorização ou supervalorização. É aconselhável passar a observar seus processos mentais e ouvir o parecer de pessoas de sua convivência.

3. Comece pelo escore mais alto. Este é o processo mental onde você tem mais êxito.

3.4. Se for o (t), a parte central do encéfalo, então você é pessoa prática, organizada, com êxito no trabalho, nos negócios, é líder de ação. Localize o segundo escore mais alto. Tanto pode ser o lógico, científico, como pode ser o intuitivo. Se o (t) tiver o escore mais baixo, então a luta pela sobrevivência, a vida prática não é seu campo preferido.

3.5. Se o escore mais alto for o do (b), ou do hemisfério direito (límbico), você é pessoa de sensibilidade, afetuosa, criativa, sonhadora. Se a segunda nota mais alta for o (t), você tem os pés no chão; mas se for o lado lógico, você voa longe da realidade: deve ser poeta ou místico.

3.6. Se o escore mais alto for o do (q), lógico, você age conscientemente, é pensador, intelectual. Se sua 2ª nota for a do (t) você raciocina em função de sobrevivência; mas se sua segunda nota mais alta for a do (b) (processo intuitivo) você é um teórico, um distraído.

3.7. Existem casos extremos, de um só processo afastar-se muito dos outros dois. Nesse caso, existe a genialidade (típica de cada processo: cientista, artista, realizador), aliada à esquisitice. São conhecidas as esquisitices dos sábios (processo lógico); dos videntes, artistas e santos (processo intuitivo); e dos capitães de indústria, estadistas e generais (processo operacional). Neste caso, existe a desproporcionalidade entre os três processos.

4. Feita a interpretação, cada pessoa identifica seu processo predominante e seu campo de ação favorito (ciência, profissão, etc.) sem excluir os outros dois. Mesmo dentro de seu processo predominante existem os outros dois processos, pois aceitamos que cada porção do encéfalo seja polivalente, podendo assumir funções das outras, até um certo ponto, o que significa que não há uma localização rígida de funções cerebrais ou mentais.

4.1. O importante, entretanto, é a possibilidade de autocondução, de modificação dos processos mentais. Depois da interpretação, cada um pode investir na reeducação ou cultivo de determinados itens de um dos processos mentais, seja para ficar proporcional aos outros, seja para distanciar os que têm pontos iguais, seja para cultivar um item esquecido.

Fonte do Teste: www.neuropedagogia.com.br

Leitura Complementar:
Curi, Algusto (Inteligências Multifocais)
Golleman (Inteligência Emocional)
Gottmam (inteligência Emocional)
Gregori, Waldemar (in Construção Familiar-Escolar dos Três Cérebros)
Autor: André Gauer Franzon


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