Gestor e Empresário que relação?



Tenho escrito alguns textos de reflexão e opinião e, várias foram as questões que ficaram por responder, muito provavelmente, nunca as conseguirei responder na íntegra. Uma delas foi, de facto, qual a relação que existe entre o Gestor e o Empresário?

Antes de qualquer divagação é necessário afirmar que, quer um quer outro, são seres humanos, iguais a todos nós: comuns mortais. Têm virtudes e qualidades, sentimentos, emoções, família, amigos, etc.

Daí que, na grande maiorira das nossas PME’s, um seja o outro e vice-versa. Encontrar ou, pura e simplesmente, explanar quais as características de um e de outro seria uma perda de tempo, pois, ambos podem ser uma e a mesma pessoa. Porém, não se confundam as suas funções e competências, estas são e devem ser diferenciadas. Uma organização pode ter um ou mais empresários, bem como, um mais gestores (de Recursos Humanos, Comercial/Marketing, Financeiro, etc.) tudo resulta do tamanho desta e da mentalidade dos seus empresários e quiçá administradores.

Sendo assim, não esperem que seja eu a dar-vos a conhecer quais as diferenças entre estes “dois em um” (passo a expressão publicitária). O que me parece importante realçar é que existem empresários que são, simultaneamente, gestores e empresários. Uns sabem-no ser e fazer de tal forma bem que diferenciá-los, no que respeita, à execução de cada uma das categorias é desnecessário. O que importa é que a empresa consiga singrar no mercado competitivo em que se insere.

Assim, podem encontrar-se empresários que possuem como característica essencial o serem intuitivos, decididos, bons condutores de pessoas, óptimos negociadores, embora na grande parte dos casos não tenham mais do que a escolaridade obrigatória (recordam-se da problemática de ter ou não ter um curso!?). Outros há, que têm características antagónicas, por exemplo, o pouco respeito pelo património humano da organização que constitui a mais valia para a criação de riqueza da e na empresa.

Encontrar resposta para tais diferenças que, às vezes, se entrecruzam e coexistem na mesma pessoa é de extrema dificuldade... será por vaidade, por ignorância, pela pouca formação (a vários níveis)? Não sei. O que por vezes sucede é que este tipo de empresários, quando abrem as portas da sua empresa a gestores, têm tendência a transformá-los em Yes Man. E, deste modo, sentem-se no pleno direito de mandar a um gestor ir buscar um copo com água ou um café. Um interlocutor mais activo poderá defender que: «nestes casos utilizem a vossa (gestores de recursos humanos) inteligência, não se sintam criados acima de tudo, porque isto é fruto da própria ignorância do indivíduo; combatam a sua pouca formação com ironia e após o tal café e o tal copo de água preguntem-lhe se ele não quer também o jornal. Verão que o indivíduo será uma máquina a pensar, mas podem ter a certeza que a última coisa que ele fará nesta situação é pensar em voz alta»! Será, que o empresário deste tipo assim actuará? Mais uma vez, não sei.

Uma coisa é certa, perante uma situação desta um Gestor tem tendência a sentir-se perdido e com receio de perder o seu emprego, até se vai submetendo a este tipo de “sevícias”.

Mas até um dia, em que a experiência se vai acumulando e a força interior e a sorte da oportunidade se virem para o seu lado e, o Gestor consiga vencer e dar a conhecer a este tipo de empresários que eles não são apenas seus capachos e propriedade. Eles são pessoas que se esforçaram para obter as competências e aptidões (que nuns podem ser inatas, mas noutros têm que ser ensinadas, desejadas para serem apreendidas) e erguendo a cabeça, delineando objectivos seguem em frente, perservando antes de tudo o mais a sua capacidade de saber gerir, mas com humanidade.

Aliás, cada vez mais se defende que não são só os que possuem um elevado Quociente de Inteligência (QI) que sabem fazer bem e serem bons colaboradores e gestores, é também necessário que saibam gerir as pessoas, tendo em conta os seus sentimentos e emoções, isto é, que possuam um elevado Quociente Emocional (QE).
Autor: Alzira Simões


Artigos Relacionados


Porque Capacitar Seus Colaboradores?

As Pessoas Não Deixam As Empresas... Abandonam Chefes !

As Pessoas Não Deixam As Empresas... Abandonam Chefes !

Executar Idéias Ou Ficar No Prejuízo?

Competencias Que As Empresa Buscam Num Profissional De Logistica

Como Ter Sucesso Na Gestão De Talentos!

VocÊ Gosta Do Que Faz?