Detalhes Críticos de Sucesso (DCS): conceito valioso



Para conquistar o sucesso, a empresa deve atentar para os detalhes que podem fazer diferença tanto no seu negócio, como no mercado que está inserida. A partir disso é possível elaborar um novo conceito: os Detalhes Críticos de Sucesso. Vamos defini-lo?

Os Detalhes Críticos de Sucesso são todos os fatos, manobras, eventos, enfim, quaisquer acontecimentos considerados pela maioria dos gestores como “insignificantes”, que, se bem aproveitados, podem ser transformados em vantagem competitiva. Não confundamos esses "Detalhes" com o termo "Fatores Críticos de Sucesso", amplamente explorado pelos estrategistas de plantão.

E por falar em vantagem Competitiva, temos notado que as empresas buscam obtê-la para guerrearem em mercados considerados agressivos. Agressivos ou não, a empresa tem que continuamente repensar seus conceitos e conquistar essas vantagens, não dependendo apenas de como o ambiente externo se comporta.

Muitas vezes as empresas definem metas, objetivos, planos, fazem planejamento estratégico, sempre visando determinar um caminho mais seguro para o seu negócio. Entretanto, a complexidade do mercado e as variáveis existentes ditam o ritmo, cabendo aos executivos “dançarem conforme a música”. Cito a seguir algumas questões importantíssimas sobre os ambientes interno e externo que os gestores devem focar quando das suas decisões, sendo possível através disso enxergar os Detalhes Críticos de Sucesso:

Ambiente interno:

 Como ser “humilde” a ponto de relatar meus pontos fracos?
 Quais mecanismos que possuo para (re)avaliar o meu negócio?
 O que realmente quero ser hoje e “quando crescer”?
 Eu tenho visão de futuro? Estou me preparando para ele? Estou vislumbrando os prováveis acontecimentos?
 Quais “vícios” minha empresa comete?
 As minhas decisões são centralizadas ou coletivas? E qual a melhor alternativa?


Ambiente externo:

 Estou olhando para as variáveis corretas?
 Como lidar com a globalização?
 A minha concorrência serve de parâmetro?
 Como sou visto pela sociedade?
 Tenho práticas socialmente corretas?

É claro que isso é apenas o mínimo de uma complexidade de ações a serem exploradas e postas em prática. Mas vale a dica, já que várias empresas vêm a falecer por não se atentarem aos detalhes que as cercam.
Autor: Gilson Rede


Artigos Relacionados


Liderança, Empreendedorismo, Educação E Sabedoria (entrevista E Ppt)

LideranÇa, Empreendedorismo, EducaÇÃo E Sabedoria (entrevista E Ppt)

O Ambiente De Trabalho Adequado Ao Portador De Deficiência

Finalidade Do Protocolo Juridico

A Importância Da Governança Corporativa

O Bom Senso Que Domina A Gula

Benchmarking