Ser ou não ser: eis a questão.



Lembro-me que, em um passado não tão distante, um professor do meu curso de MBA – Sr. José Maria – discorreu em sala de aula sobre algo chamado “ignorância racional”. Definindo rapidamente, consiste no comportamento omisso proposital de um indivíduo em uma determinada situação, onde “finge” não saber do que se trata, ou simplesmente alega que nunca ouviu falar disso.

Pois bem; adaptando esse conceito ao dia-a-dia das empresas, quantas oportunidades de negócio não são desperdiçadas por conta dessa “ignorância racional”? Por quantas vezes os funcionários (sempre) omissos não agem dessa forma, deixando quantias significativas “irem pelo ralo”? Isso me incomoda, pois diariamente nos deparamos com essas pessoas, que negam responsabilidades propositadamente.

E isso não se restringe, apenas, ao mundo corporativo. No trânsito, nas filas de supermercado, no atendimento hospitalar... na hora do “vamo vê”, os “quiabos” aparecem, “escorregando” as tarefas mais complexas a outros. E mais: se esses “outros” forem também ignorantes racionais, a cadeia produtiva de escorregões não tem fim. Mas uma hora, alguém tem que “segurar o rojão”, e é aí que aparecem os competentes (que por vezes são taxados de idiotas).

Aí eu lanço a pergunta: convém sermos ignorantes racionais? Acredito que, a cada dia, surgem novos membros desse clã. Mas vale a pena nos juntarmos a esse bando? Convém apenas por comodidade não mais assumirmos responsabilidades na nossa empresa, na nossa casa, na sociedade? Creio que quanto mais nos espelharmos no modelo ruim, piores nos tornaremos, portanto, a velha questão “ser ou não ser?” não cabe nesse exemplo. E se perguntarem por quê, respondam que embora sejamos minoria, assumimos responsabilidades em nossas vidas. Afinal, acredito ser esse um dos motivos de estarmos no plano terreno, cada qual com sua missão.
Autor: Gilson Rede


Artigos Relacionados


O Endeusamento Da Razão Na Visão Do Autogerenciamento Vivencial

A Loucura Em Nossa Vidas

O Poblema Da Ignorância

Renovar-se Para Viver

Violência Escolar Ta Na Moda

Aprendendo Com Os Ignorantes, Os Inteligentes E Os Sábios

O Emissor E O Receptor De Informações....