Telefonia Fixa Local: Cobrança por Minutos



A ANATEL lançou no mês de junho de 2007 uma campanha que visa a divulgar a conversão da maneira como as concessionárias de telefonia deverão cobrar seus clientes. A antiga forma de tarifação, baseada em pulsos, será substituida até o fim de julho de 2007 e adotará um sistema de cobrança baseado no tempo em que o usuário efetivamente falar ao telefone. Isso facilitará o controle por parte do consumidor do serviço, visto que se baseará em minutos. A campanha de divulgação conta inclusive com anuncios televisivos, banners na Internet e folhetos explicativos.

Com a mudança as prestadoras de serviços de telefonia terão que oferecer dois planos distintos, a saber: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória. O usuário deverá optar por um dos dois, sendo sua adesão gratúita. Caso não manifeste sua preferência, ele ficará automaticamente incluído no Plano Básico. O usuário poderá inclusive a qualquer tempo trocar de plano. A regulamentação dos dois planos permite isso, sem custos adicionais.

A passagem do faturamento baseado em pulsos para o baseado em minutos é uma conquista para o consumidor. Ele poderá decidir qual plano se adequa mais ao seu bolso, além de possibilitar a criação de novos planos alternativos pelas empresas consessionárias. A Telecom e a Oi Fixo (Telemar) já apresentaram pelo menos 10 alternativas diferentes para aqueles que não querem ficar nos planos obrigatórios do governo (ANATEL).

Vamos mostrar resumidamente as características dos dois planos obrigatórios:

CARACTERISTICA | PLANO BASICO | PLANO ALTERNATIVO OBRIGATÓRIO
Assinatura Mensal | R$ 40,00 | R$ 40,00
Franquia em Minutos | 200 minutos | 400 minutos
Tarifa Complemento (TC) | Não tem | 4 minutos
VCA Horario Reduzido | 2 minutos | 4 minutos
Tempo Tarifa Mínima | 30 segundos | 6 segundos
Granulidade - Unidade Tempo | 6 segundos | 6 segundos
Além da Franquia H. Normal | R$ 0,10 min | TC + R$ 0,04 min
Além da Franq. H. Reduzido | R$ 0,20 ligação | R$ 0,15 ligação
Duração Gratis 3 segundos | Não tem
*** Esta tabela pode ser melhor visualizada em meu blog,***
*** dado que não são permitidas tags HTML neste artigo.***


Como vemos, os planos têm vários pontos que diferem e que devem pesar na decisão do consumidor. Numa primeira olhada esses dados podem parecer confusos. Por isso enumeraremos as características principais logo em seguida.

No Plano Básico temos o seguinte:

1. Franquia de 200 minutos;
2. Ideal para quem faz ligações com menos de 3 minutos;
3. Em cada ligação são cobrados no mínimo 30 segundos;
4. A partir dos 30 o valor da ligação subirá de 6 em 6 segundos;
5. O usuário poderá falar 3 segundos grátis;
6. No horário normal, o que exeder da franquia será cobrado 10 centavos a cada minuto;
7. No horário reduzido, o que exeder da franquia será cobrado 20 centavos uma só vez na ligação, não importando sua duração, se de 10 minutos a 10 horas etc.

No Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória temos:

1. Franquia de 400 minutos;
2. Ideal para quem faz ligações com mais de 3 minutos;
3. A cada ligação são cobrados uma taxa de complementação de 15 centavos;
4. Essa tarifa equivale ao valor de 4 minutos aproximadamente;
5. Junto com essa taxa será cobrado o tempo de ligação (0,15+tempo);
6. O valor do tempo será almentado de 6 em 6 segundos;
7. No horário normal, o que exeder da franquia será cobrado 15 centavos de uma vez mais 4 centavos a cada minuto;
8. No horário reduzido, o que exeder da franquia será cobrado 15 centavos uma só vez na ligação, não importando sua duração, se de 10 minutos a 10 horas etc.

Os horários de tarifa reduzida são:

a) Nos dias de "feira": de 0h às 6h;
b) Aos sábados: de 0h às 6h e das 14h às 24h;
c) Nos domingos e feriados: o dia todo.

Para simplificar: Só é interessante optar pelo plano alternativo os que falam muito no telefone e os que querem usar a Internet discada. Para os que pegam o telefone pra falar bem rapidinho com alguém, o melhor é o plano básico. Isso é comprovado matematicamente. E pode ser sentido no bolso.

Aquele que prefere optar pelos planos criados pela própria concessionária, é bom prestar atenção em todos os detalhes deles também. Cuidado com as ilusões que alguns deles podem esconder.

Busque mais informações no sítio da ANATEL e no sítio de sua prestadora de serviçoes de telefonia.

Espero que este pequeno artigo ajude na escolha do plano ideal para si.
Autor: Fábio Lima


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