GÁS NATURAL RESIDENCIAL DE USO COMPULSÓRIO ! PARA SUSTENTAR A BOLÍVIA?



Se você é morador de condomínio em São Paulo, principalmente de apartamentos, esse artigo pode ser interessante. O texto é destinado primordialmente à ouvidoria da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e é sobre esse produto oferecido pela citada empresa, ou seja, gás natural, sobre que vou discorrer agora.
O consumo de gás tem expandido pelo Brasil afora nos últimos anos. Em relação ao GNV (gás natural veicular) percebo a aprovação da maioria dos usuários que confirmam a economia e o ótimo custo-benefício do produto. Eu mesmo tenho um
carro com GNV e estou muito satisfeito. Isso se deve ao fato de eu comprovar na prática e na realidade os benefícios econômicos do seu uso. Gasto muito menos com combustível hoje. O automóvel funciona bem com gás, perde um pouco da potência, mas ganha muito na economia. Portanto, o consumidor declara APROVADO o gás natural veicular.
A COMGAS oferece o gás natural para uso residencial. O que eu tenho a dizer sobre o gás natural residencial é que, contrariamente ao GNV, não traz benefício algum ao usuário ! Isso mesmo. Você pode me perguntar porque eu o consumo se não me traz benefício, não é? Pois, eu TENHO que consumir o gás natural em minha residência, SOU OBRIGADO a consumí-lo, diferentemente do GNV do meu carro, pelo qual pesquisei muito antes de adquiri-lo e fiz a opção de utilizá-lo por livre escolha. O gás natural fornecido pela empresa COMGAS é uma imposição do condomínio. A referida empresa vendeu o sistema de gás para a construtora, que já vendeu o apartamento todo adaptado. Portanto, quem comprou o gás foi a construtora e não o condômino. O uso do produto no conjunto residencial é compulsório, pois não é permitida a entrada de botijões de gás e toda a fiação elétrica dos banheiros é feita de modo a impedir a instalação do velho e bom chuveiro elétrico! Alguns condomínios aderem ao sistema depois de prontos. Tal adesão é negociada pelo síndico ou por assembléias do condomínio (nas quais geralmente há pouquíssimos moradores). Sendo o sistema implantado já na contrução do prédio ou mesmo depois, em ambos os casos, não há a opção livre do usuário/cliente/consumidor, pois uma vez que aderiram a ele, não mais será permitida a entrada dos botijões de gás. Adeus livre escolha... Sobre o chuveiro a gás, os prédios antigos , por sorte dos moradores, ainda preservam a opção pelo uso do chuveiro elétrico. Quem pode optar, na maioria das vezes, prefere o elétrico.
Bem, o sistema de gás natural residencial é ruim, primeiro porque é compulsório nos condomínios e segundo porque NÃO TRAZ VANTAGEM ALGUMA PARA O USÁRIO, SEJA ECONÔMICA, SEJA QUALQUER OUTRA. O fogão tem que ser adaptado para o gás natural, o que custa não muito pouco. O funcionamento dele em nada é melhor que o do botijão. O consumo é muito mais elevado. Seu gasto com o gás na cozinha vai, no mínimo, dobrar ! Quanto ao chuveiro, pior ainda. A empresa vende o sistema de aquecimento para o chuveiro e até nos presenteia com uma ducha nova e de ótima qualidade. Pois é nisso reside a única vantagem desse sistema e que é , ao mesmo tempo, razão de engano para os consumidores: nós substituimos as duchas coronas de plástico que tinhamos (que custam R$20,00) por uma oferecida pela empresa, de metal, ótima qualidade (deve custar , no mínimo, cinco vezes mais caro que a outra).Ela oferece um banho de melhor qualidade, maior intensidade de água e melhor controle do aquecimento. Não é que o gás natural oferece um banho mais confortável, mais prazeroso, como alguns incautos relatam após usar o chuveiro novo a gás. É mesmo apenas a ducha que é melhor. Se você usar uma ducha daquele tipo com energia elétrica , o banho será tão bom ou melhor ! Resumindo: o chuveiro a gás é um engodo !!! E o pior é que gasta muito !
Para finalizar, fico imaginando quantos ganham com a utilização desse sistema de gás residencial: a COMGAS, o síndico talvez, a contrutora do prédio, os funcionários da COMGAS, o governo de São Paulo, o governo do Brasil e chego até finalmente o nosso conhecido EVO MORALES. Pensando bem, estou gastando mais com gás para a cozinha, com adaptações para o fogão, com a compra de aquecedor para o chuveiro, talvez para financiar a vida dos índios bolivianos, habitantes da terra onde vem parte desse produto... Minha família está ajudando a pobreza na Bolívia...Se fosse isso, menos pior. Só que não estou tão bem financeiramente assim para cuidar dos índios...
Só não leva vantagem com esse produto o consumidor final e usuário ! Não é aberrante isso? E não venham me dizer que o chuveiro a gás vai economizar energia elétrica, que é mentira que eu mesmo constatei, infelizmente ! Que produto é esse que deve ser engolido goela abaixo, compulsóriamente, nos obrigando a pagar mais caro sem vantagem alguma? Não venham me dizer que é "chique" usar chuveiro a Gás ! Chique é poder escolher, ter liberdade para comprar e consumir o que acho melhor para mim. Aliás, LIBERDADE, deve ser um conceito que a COMGAS despreza totalmente, não é? A quais interesses, além do próprios, serve essa empresa? Qual a missão dela? Fazer a infelicidade dos clientes? Em troca de que?
É importante que a democracia liberal no leve a consumirmos energia e produtos essenciais como verdadeiros consumidores, ou seja, com o direito de escolha do produto que mais nos convém, com o direito da desistência do consumo do mesmo, ou de substituição por outro. Assim poderíamos escolher dentre diversos fornecedores de energia elétrica, água e gás. Assim como escolhemos a marca de óleo de cozinha que consumimos, a marca da gasolina para nosso carro, nossos provedores de internet, etc. Monopólio é algo que deve pertencer ao passado das ditaduras socialistas e fascistase não ao presente, como quer a COMGAS.
Enfim, admito até a possibilidade de estar enganado em relação a muitas coisas que disse e até quanto a missão dessa empresa. Mas por melhor que seja esse sistema, essa empresa, creio que o DIREITO DE LIVRE ESCOLHE PELO PRODUTO QUE DESEJO CONSUMIR DEVE ESTAR ACIMA DE QUALQUER COISA. E ISSO ESTÁ ME SENDO NEGADO !
Autor: Ulisses Fonseca da Silva


Artigos Relacionados


Disjuntor

AutomaÇÃo Residencial: Gerenciamento De Energias Alternativas

Água: Você Pode Ajudar O Planeta! Cada 5 Minutos De Torneira Aberta Você Gasta 12 Litros De Água

Cidade Sustentável - Capivari De Baixo - Sc

''dicas De Economia Com Energia ElÉtrica''

Um Banho De água Quente.

NÓs Dois Na Praia