Segurança em Operações bancárias via Internet



Hoje em dia com o avanço da internet, todos nós podemos ter acesso a grande rede e isso pode ter o seu lado positivo e negativo. Neste artigo vou abordar o ponto negativo da internet sobre usuários que utilizam Internet-Banking (transações on-line).
Todas as pessoas que utilizam essa ferramenta sabem que o Internet Banking é um jeito prático e fácil de acessar sua conta corrente ou poupança e realizar uma série de transações bancárias, e se esquecem dos riscos que estão sujeitos e das medidas de segurança que devem adotar para evitá-los. Portanto, é muito importante que usuários de Internet tenham certos cuidados ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking.
Existem diversas situações que vêm sendo utilizadas em fraudes envolvendo o Internet Banking, a maior parte das situações é quando o usuário recebe um e-mail ou ligação telefônica de um suposto funcionário da instituição bancaria, neste e-mail ou ligação telefônica o usuário acaba fornecendo informações sensíveis, como senhas de acesso e número de cartões de crédito ou quando o usuário recebe um e-mail, sendo que o remetente pode ser um suposto funcionário ou até mesmo uma pessoa conhecida, sendo que este e-mail contém um programa anexado a mensagem, então no corpo da mensagem solicita que o usuário execute o programa para, por exemplo, obter acesso mais rápido a um site de comércio eletrônico ou ter acesso a informações mais detalhadas em sua conta bancária, existem varias outras maneiras mas relatei esses dois exemplos que são mais comuns.
Mais quais são os cuidados que devemos tomar ao acessar sites de Internet Banking?
1.Manter um sistema de antivírus atualizado no computador que tiver acesso aos serviços bancários.
2.Realizar transações somente em sites de instituições que você considere confiáveis.
3.Verificar se o endereço apresentado em seu navegador corresponde ao site que você realmente quer acessar, antes de realizar qualquer ação.
4.Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamento que não conheça, pois podem conter várias ameaças de vírus como, por exemplo, o conhecido “Cavalo de Tróia” que captura todas as informações digitadas no computador, fazendo uma ponte entre o site da instituição bancária e o “Hacker”.
Tomando todos esses cuidados citados, dificilmente você será vitima de alguma fraude pela internet, verifique frequentemente os lançamentos de sua conta e caso haja qualquer irregularidade ou se estiver com alguma duvida em alguma operação que executou procure a sua agencia bancaria, afinal a prevenção continua sendo a melhor forma de segurança.
Autor: Rogerio Espindula Ribeiro


Artigos Relacionados


Dicas Para Comprar Com Segurança Na Internet

Procedimentos Para Ter Um Site!

Portal Beruby Propõe Pagar Por Acessar O Orkut E Diversos Outros Sites

Navegar, Ondas Turbulentas

Sua Empresa Já Está Na Internet?

Avast Antivírus Protege Mais De 150 Milhões De Computadores

Responsabilidade Civil Perante O Consumidor: Responsabilidade Dos Bancos Quando Da Falha De Serviço