A SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE AÉREO E FERROVIÁRIO



A SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS

Temos acompanhado a irresponsabilidade da Anac e Infraero na defesa da segurança do trafego aéreo. Dez meses já se passaram e os dirigentes desses órgãos do governo não apresentaram nenhuma solução definitiva para o problema. Ontem, sexta feira, surgiu um novo órgão ligado à presidencia da república, chamado CONAC - Conselho Nacional da Aviação Civil - com salvador da pátria. Como ficam então, Infraero e ANAC,com o seu cabide de empregos, somente usufruindo de mordomias do erário e atendendo os interesses das cias aéreas?
Como solução para o trafego aéreo em nosso país, concluiram que gastando mais de dez bilhões de reais com um novo aeroporto , em são paulo, todos os problemas do setor estariam solucionados, mas esqueceram de falar que solucionados para as grandes empreiteiras e para os especuladores imobiliários.
A solução não está aí,mas num planejamento sério que inclua os meios de transportes rodoviários, ferroviários e hidroviários para a movimentação de cargas e passageiros.
Enquanto na europa, ásia, estados unidos e outros países, o transporte ferroviário e hidroviário é muito importante e prioritário, no Brasil, continente com mais de 9 milhões de km2., a prioridade continua sendo o transporte rodoviário e aeroviário, para atender o forte lobby da indústria automotiva, de pneus, etc., em detrimento do interesse maior da nação.
O que realmente está dificultando colocar na pauta do governo a importancia das ferrovias, do trem bala entre rio/são paulo? Será que a redução das possibilidades de corrupção, menor custo de construção e de conservação?
País da europa, com área territorial bem menor do que a de Goiás, posssue malha ferroviária bem maior do que a do brasil ( hoje não passa de 25 mil km) e que na década de 60 passava de 50 mil km.Lamentavelmente JK foi um dos responsáveis por esse irresponsabilidade.
Cabe ao governo, nesse momento, concluir a ferrovia norte/sul, para mostrar aos brasileiros a importancia dela, não só como fator de integração nacional, como também para a solução definitiva do transporte de passageiros e cargas. Recursos para viabilizar um projeto nacional de ferrovias existem e a partir do BNDES e dos próprios fundos previdenciários como Previ, Funcef, Petros, etc., que estão com excesso de liquidez e que precisam das melhores e seguras opções de investimentos.Afinal, o Brasil está crescendo e, sem o transporte de passageiros e cargas através da ferrovias será muito difícel a sua sustentação. Alegar necessidade de alteração em leis, que se faça, poís é para o bem do País. Concentrar bilhões de reais em mais um aeroporto em São Paulo , merece análise profunda dos membros da CPI do Apagão.
A redução em 10 bilhões de dólares, das chamadas Reservas Internacionais e que já ultrapassam, em seu montante, as dívidas externas, teriamos recursos suficientes para concretizar a malha ferroviária nacional. Vamos pensar mais no país e menos na corrupção. O país na pode direcionar obras para empreiteiros,mas para 200 milhões de brasileiros.
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


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